• Poder

    Wednesday, 01-May-2024 16:06:32 -03

    o impeachment

    Peemedebistas apoiam proposta de Temer de fim da reeleição presidencial

    GUSTAVO URIBE
    DE BRASÍLIA

    28/04/2016 12h33

    A indicação do vice-presidente Michel Temer de que poderá propor o fim da reeleição presidencial para conseguir o apoio do comando nacional do PSDB caso assuma a presidência, recebeu o respaldo nesta quinta-feira (28) de parlamentares peemedebistas.

    Na chegada para um encontro com o vice-presidente, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) afirmou que há ambiente hoje no Congresso Nacional para votar uma proposta neste sentido, mas defendeu que o mandato seja estendido de quatro para cinco anos.

    "O fim da reeleição passa (no Congresso Nacional), mas tem de haver ajustes, como a questão da coincidência entre as eleições nacional e estadual com a municipal", disse.

    Na mesma linha, o deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR), que também se reuniu com o peemedebista, avaliou que com o fim da reeleição o vice-presidente terá maior liberdade para promover reformas estruturais, como previdenciária e trabalhista.

    "Não haverá um país novo sem fazermos algumas reformas e uma delas, talvez a mais importante, seja a política. O sistema político como está hoje leva ao descrédito de toda a sociedade", afirmou.

    O aceno de Temer pelo fim da reeleição fez parte das conversas travadas há semanas nos bastidores, mas que vieram a público na quarta-feira (27) após o vice posar para um encontro com o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), e pedir "apoio institucional" da sigla.

    Os dois estiveram juntos em ao menos duas ocasiões ao longo desta quarta. Após os encontros, Aécio afirmou que a legenda "dará sua contribuição ao país" e reiterou que a sigla não pretende "criar dificuldades" para tucanos que sejam convidados a chefiar ministérios.

    GERDAU

    O vice-presidente reuniu-se também nesta quinta-feira (28) com o presidente do Conselho Diretor do Aço Brasil, Benjamin Baptista, e com o presidente-executivo do Instituto do Aço Brasil, Marco Polo.

    A reunião também teve a presença do presidente da ArcelorMittal Brasil, Jorge Gerdau, conselheiro da presidente Dilma Rousseff e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico, o Conselhão.

    Baptista explicou que apresentou ao vice-presidente o quadro de dificuldades do setor do aço e apresentou propostas ao peemedebista para recuperar a área.

    "São propostas de financiamento à exportação e desoneração no setor", disse.

    Os homens de Temer

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024