• Poder

    Tuesday, 19-Mar-2024 05:45:12 -03

    o impeachment

    Bispo licenciado da Universal é cotado para Ciência e Tecnologia de Temer

    GUSTAVO URIBE
    DANIELA LIMA
    DE BRASÍLIA

    02/05/2016 21h19

    Victor Moriyama - 25.set.2012/Folhapress
    SÃO PAULO, SP, BRASIL, 25-09-2012: O presidente do PRB, bispo licenciado da Irud e chefe de campanha do canditado Celso Russomanno à prefeitura de São Paulo, Marcos Pereira, é entrevistado pelo jornalista da Folha, Fernando Rodrigues, em São Paulo (SP). (Fotos: Victor Moriyama/Folhapress, PODER)
    Presidente nacional do PRB, o bispo licenciado da Igreja Universal Marcos Pereira

    Presidente nacional do PRB, o bispo licenciado da Igreja Universal Marcos Pereira é cotado para chefiar o Ministério da Ciência e Tecnologia em um eventual governo do vice-presidente Michel Temer. Ele está reunido com Temer na noite desta segunda (2) no Palácio do Jaburu. A pasta foi oferecida ao partido esta semana, após naufragarem as tentativas de uma negociação em cima da Agricultura e da Secretaria Especial de Portos.

    Sob Dilma Rousseff, o PRB comandou o Ministério do Esporte até as vésperas da aprovação do impeachment na Câmara. O titular da pasta nessa fase era o pastor George Hilton.

    Nesta segunda-feira (2), Pereira publicou em sua página na internet uma mensagem em que diz que seu partido "saiu da base de apoio do governo Dilma Rousseff e deixou o Ministério do Esporte em pleno ano de realização das Olimpíadas por entender que houve crime de responsabilidade e pela dificuldade de diálogo que a presidente e seus auxiliares mais próximos sempre impuseram aos aliados".

    "Nossa esperança é a de que o novo governo [Temer] não cometa os mesmos erros deste que está prestes a se encerrar. Temos conosco a expectativa de, juntos, deixarmos um legado para o futuro. O Brasil pode contar com o PRB", encerrou.

    As conversas com o PRB ocorrem em meio à tentativa de Temer de equacionar as demandas de partidos que lhe darão sustentação no Congresso e a ideia de reduzir o número de ministérios (hoje em 32), caso assuma o Planalto.

    SAÚDE

    Nesta semana, avançaram conversas que o vice teve com integrantes de outras siglas, como o PP, que deve indicar o ministro da Saúde. O presidente nacional da legenda, senador Ciro Nogueira (PP-PB), foi a São Paulo conversar com cotados para a pasta, entre eles o cirurgião Raul Cutait, professor da USP (Universidade de São Paulo) e integrante da equipe do Sírio-Libanês.

    Cutait lidera hoje as apostas para a chefia da pasta, mas o martelo ainda não foi batido.

    Outro nome que despontou nos últimos dias foi o do secretário de Segurança de São Paulo, Alexandre de Moraes, para o Ministério da Justiça. Filiado ao PSDB, ele é amigo pessoal de Temer e homem de confiança do governador Geraldo Alckmin.

    Sua nomeação poderia, portanto, atender a dois propósitos: aproximar Temer de Alckmin e fechar a equação numa pasta delicada. O nome que figurava entre os favoritos do vice, o advogado Antônio Cláudio Mariz, acabou descartado após fazer críticas à Operação Lava Jato na semana passada.

    Ainda nesta segunda (2) ganhou força a tese de que o PSDB poderia ainda indicar o deputado Bruno Araújo (PE) para o Ministério das Comunicações. Aliado do senador Aécio Neves (PSDB-MG), ganhou projeção nacional ao se notabilizar como o parlamentar que deu o voto de número 342 a favor do impeachment, sacramentando a derrota de Dilma na Câmara.

    Os homens de Temer

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024