• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 20:53:49 -03

    Lava Jato

    'Devíamos ter dado o exemplo', diz presidente do Conselho de Ética

    RUBENS VALENTE
    RANIER BRAGON
    DE BRASÍLIA

    05/05/2016 11h52

    O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo (PR-BA), afirmou nesta quinta-feira (5) que a suspensão do mandato do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é motivo de "tristeza" porque a própria Câmara deveria ter decidido antes sobre o seu afastamento, embora afirme que o conselho vai trabalhar "com mais tranquilidade".

    Araújo teve diversos atritos com Cunha desde que foi aberto, em dezembro, o processo para cassação do deputado do presidente da Câmara por quebra de decoro parlamentar. Araújo pretende encerrar o processo no próximo dia 19.

    "Lamento muito o que está acontecendo, me entristece, porque esta Casa está se apequenando. Nós, que devíamos dar o exemplo, não estamos dando. Precisa que o Supremo Tribunal tome a decisão por nós. Lamento pela Casa, pelo Parlamento e por nós deputados", disse Araújo.

    Por outro lado, disse o parlamentar, o conselho vai poder trabalhar "sem sobressaltos, sem medo" e "sem uma manobra a qualquer momento".

    "[A decisão] vai deixar o Conselho de Ética mais tranquilo, vai trabalhar com mais tranquilidade. Porque o grande entrave do Conselho eram justamente as manobras que eram feitas pelo presidente usando toda a estrutura da Casa para atrapalhar."

    O deputado citou como uma das principais manobras de Cunha a mudança do relator do processo. Entraves como esse, segundo o parlamentar, atrasaram a decisão do conselho.

    "Não posso dizer que estou feliz com a decisão [da suspensão do mandato de Cunha], não estou. Eu olho para a Câmara como um todo, é um dia ruim para a Casa e para os deputados."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024