• Poder

    Thursday, 02-May-2024 05:47:09 -03

    o impeachment

    Análise

    Dilma e sua falta de autocrítica

    VALDO CRUZ
    DE BRASÍLIA

    12/05/2016 14h52

    Pedro Ladeira/Folhapress
    A presidente Dilma Rousseff faz declaração na manhã desta quinta-feira (12)
    A presidente Dilma Rousseff durante declaração no Planalto, após ser notificada do afastamento

    "Posso ter cometido erros." Tão logo disse tal frase, em sua fala de despedida no Palácio do Planalto, ex-assessores da agora presidente afastada Dilma Rousseff lembravam que nela reside uma das causas da queda da petista.

    Falta à presidente, na avaliação de ex e até de atuais auxiliares, fazer uma autocrítica sobre os erros cometidos ao longo do primeiro e segundo mandatos.

    O fato é que, na avaliação de interlocutores, Dilma Rousseff nunca reconheceu realmente que errou. Sempre que é questionada sobre isto, ela costuma dizer que "pode" até ter cometido erros.

    Em seguida, busca encontrar outros responsáveis pelas crises politica e econômica que levaram à aprovação de seu afastamento do cargo de presidente. Para Dilma, os culpados sempre são os outros.

    Assim fez durante todo seu governo. Manteve a mesma linha até na hora da saída do Palácio do Planalto.

    Esta ausência de autocrítica, na visão até do ex-presidente Lula, impediu que a petista fizesse correções de rumo com convicção. Quando as fez, sempre manifestava dúvidas sobre o caminho adotado. Aí, em vez de serem solucionados, os problemas só aumentavam.

    Foi assim no ajuste fiscal elaborado pelo seu ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy. Ela nunca deu respaldo total a seu ex-comandante da equipe econômica. Ficava dividida entre ele e Nelson Barbosa exatamente por não avaliar que errou na condução de sua política fiscal.

    Resultado: o país vai registrar, neste ano, o terceiro deficit consecutivo nas contas públicas, o que ajudou a levar o país a mergulhar numa das piores recessão de sua história, fornecendo farta munição para os articuladores da queda da petista.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024