• Poder

    Thursday, 02-May-2024 18:50:26 -03

    novo governo

    Manifestantes protestam contra governo Temer em São Paulo

    THIAGO AMÂNCIO
    DE SÃO PAULO

    17/05/2016 18h13

    Manifestantes protestaram contra o presidente interino Michel Temer, nesta terça-feira (17), em São Paulo. A manifestação foi convocada pelas redes sociais e contou com a participação de movimentos sociais como a UNE (União Nacional dos Estudantes), o Levante Popular, a UJS (União da Juventude Socialista) e a UBM (União Brasileira de Mulheres), entre outros.

    Os manifestantes fecharam o trânsito da avenida Paulista no sentido Consolação por volta das 18h15. Pouco mais de duas horas depois chegaram à Funarte, na alameda Nothmann, em Campos Elíseos (região central), onde artistas protestam contra o fechamento do Ministério da Cultura.

    Organizadores falam em 8.000 pessoas no protesto. A Polícia Militar não divulgou estimativa final –às 19h eram cerca de 1.000 pessoas, segundo a corporação.

    Na linha de frente, uma bateria da Marcha Mundial das Mulheres puxou cantos contra Temer, a quem chamavam de "traidor", e palavras em favor da presidente afastada Dilma Rousseff.

    Os militantes carregavam bandeiras e faixas com imagem do rosto de Dilma e mensagens contra o "golpe".

    "As mulheres, a juventude, o povo brasileiro se levantam contra o golpe no país", disse a coordenadora da Juventude da UBM, Maria das Neves.

    "Não aceitaremos um governo ilegítimo, que não respeita os anseios das mulheres, da população negra e LGBT", afirmou Maria, lembrando que esta terça marca o Dia Nacional de Combate à Homofobia. "Não aceitaremos que o Brasil volte ao passado."

    Para Leonardo Lima, secretário geral da UnaLGBT (União Nacional LGBT) e membro da UJS (União da Juventude Socialista), o governo Temer pode representar um retrocesso à causa gay.

    "Nos últimos anos a gente teve conquistas que não teve em 500 anos, como o Comitê de Cultura LGBT do MinC. E hoje nem MinC existe mais", afirmou. "A luta LGBT é também pela democracia".

    Dentro da Funarte, onde os manifestantes se juntaram aos artistas que ocupavam o local, o público decidiu, em assembleia, marcar outro protesto contra o governo Temer para esta quinta-feira (19), às 17h, com concentração no Masp. Há também outra manifestação marcada para domingo (22), na zona oeste da capital paulista, organizada pela Frente Povo Sem Medo.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024