• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 21:49:34 -03

    o impeachment

    Renan se reúne com Dilma pela 1ª vez após afastamento da presidente

    MARIANA HAUBERT
    MARINA DIAS
    DE BRASÍLIA

    19/05/2016 17h53

    André Borges/Folhapress
    BRASÍLIA, DF, BRASIL, 27-06-2013, 15h30: Presidenta DIlma Rousseff, ao lado do presidente do Senado, Renan Calheiros e do vice presidente Michel Temer, recebe lideres partidarios da base aliada do Senado, no Palacio do Planalto. (Foto: Andre Borges/Folhapress, PODER).
    Renan Calheiros, presidente do Senado, e a Presidente afastada, Dilma Rousseff, em foto de 2013

    O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se reuniu com a presidente afastada Dilma Rousseff na tarde desta quinta-feira (19) a convite da petista.

    Este foi o primeiro encontro dos dois desde que Dilma foi afastada temporariamente do cargo na última quinta-feira (12). Renan foi à reunião acompanhado do vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC).

    O encontro aconteceu no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República e local onde Dilma passará o tempo em que ficar longe do cargo, que pode chegar a, no máximo, 180 dias, caso o Senado não conclua antes seu julgamento e aprove sua cassação definitiva.

    IMPEACHMENT DE DILMA
    A história de um processo que dividiu o país
    Michel Temer e Dilma Rousseff em Brasília

    Até a saída temporária da presidente, Renan era tido como o último bastião da petista no Congresso para viabilizar sua governabilidade. Ele se manteve aliado a ela até os momentos finais mas acabou se afastando na véspera da votação que selou seu afastamento temporário.

    Agora, Renan reconhece que o retorno dela ao cargo é algo praticamente impossível. Como a Folha mostrou nesta quarta (18), o presidente afirmou a aliados não ver chances de Dilma retomar o poder após ter sido afastada.

    Para Renan, mesmo uma gestão tortuosa do presidente interino, Michel Temer (PMDB), não seria suficiente para reerguer a petista politicamente.

    Na terça-feira (17), Renan se reuniu com o presidente interino Michel Temer no Palácio do Planalto. Foi também o primeiro encontro entre o chefe do poder Executivo e o chefe do Poder Legislativo desde que Temer assumiu o comando do país.

    Na ocasião, Renan pediu a Temer que recriasse o Ministério da Cultura. Os dois também conversaram sobre as prioridades do novo governo no Congresso e a definição de uma pauta de votações para as próximas semanas, como a revisão da meta fiscal.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024