• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 19:54:38 -03

    novo governo

    Assessora de Renan deve assumir comunicação de ministro da Transparência

    GABRIEL MASCARENHAS
    DE BRASÍLIA

    30/05/2016 15h35

    Pedro Ladeira - 12.mai.2016/Folhapress
    O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira
    O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira

    Assessora de imprensa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Claudia Tavares deve assumir a chefia da Comunicação Social do Ministério de Transparência, Fiscalização e Controle, pasta comandada por Fabiano Silveira, indicado ao cargo pelo senador peemedebista.

    Embora a nomeação de Claudia não tenha sido publicada no Diário Oficial, os funcionários do departamento de Comunicação já foram informados sobre a escolha da nova chefe. Servidora de carreira no Senado e quadro de confiança de Renan, Claudia está lotada na presidência da Casa.

    Trabalhadores do ministério ouvidos pela Folha dizem que, após a divulgação de gravações que mostram o hoje ministro criticando a Operação Lava Jato e orientando Renan a como construir sua defesa, a posse de Claudia pode ser cancelada.

    Fabiano Silveira foi gravado pelo ex-diretor da Transpetro, Sérgio Machado, que se tornou delator da operação. Os diálogos foram divulgados pelo Fantástico, da TV Globo, neste domingo (29).

    Segundo o programa, a gravação ocorreu no fim de fevereiro, na casa do presidente do Senado.

    Silveira chegou a recomentar que Renan não apresentasse certos argumentos na defesa de um dos inquéritos.

    "Está entregando já a sua versão pros caras da... PGR [Procuradoria-Geral da República], né. Entendeu? [...] Quando você coloca aqui, eles vão querer rebater os detalhes que colocou", afirmou.

    Fabiano também disse que Sérgio Machado devia procurar o relator de um dos processos da Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), sem citar qual deles.

    REAÇÃO

    Depois que os áudios vieram a público, o sindicato que representa os servidores da antiga CGU (Controladoria-geral da União) divulgaram uma carta em que pedem a demissão do ministro.

    A nota assinada pelo Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical) sustenta que, em virtude das revelações feitas pelo programa, Silveira "demonstrou não preencher os requisitos de conduta necessários para estar à frente de um órgão que sela pela transparência pública e pelo combate à corrupção".

    Em seguida, no texto, os membros da categoria "exigem a imediata exoneração" do ministro, assim como a revogação da legislação que determinaram as mudanças na CGU.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024