• Poder

    Monday, 29-Apr-2024 10:20:56 -03

    'Japonês da Federal' é preso pela PF acusado de facilitar contrabando

    BELA MEGALE
    DE SÃO PAULO
    ESTELITA HASS CARAZZAI
    DE CURITIBA

    08/06/2016 10h23 - Atualizado às 21h09

    O agente Newton Ishii, famoso por escoltar investigados da Operação Lava Jato, foi preso pela Polícia Federal nesta terça-feira (7).

    Conhecido como "Japonês da Federal", ele já foi condenado em segunda instância a quatro anos e dois meses de prisão em regime semiaberto por facilitação de contrabando.

    Para ter direito ao regime –que impõe o recolhimento à noite ou o uso da tornozeleira eletrônica–, Ishii obrigatoriamente tem que ser detido.

    O policial tomou conhecimento da ordem judicial pouco depois do almoço e se entregou aos colegas da Superintendência da Polícia Federal do Paraná, onde trabalha desde 2014, quando foi integrado à corporação.

    Ele está preso em uma sala da Superintendência, a mesma que abriga presos da Lava Jato, onde é vigiado por um agente carcerário.

    Segundo a Folha apurou, o modo como Ishii cumprirá o regime semiaberto ainda não foi determinado. A pena pode ser reduzida a oito meses, ou seja, a um sexto do total, já que o agente é réu primário. Como Ishii já ficou quatro meses preso anteriormente, restariam mais quatro meses de detenção.

    O mandado de prisão foi expedido pela Vara de Execuções Penais da Justiça Federal em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Em 2003, quando estava lotado na cidade, ele foi preso pelo mesmo caso.

    Naquele ano, Ishii foi denunciado, junto com outros 22 agentes federais, sob acusação de facilitar a entrada de mercadorias vindas do Paraguai, que chegavam ao país sem fiscalização ou sob pagamento de propina.

    Ishii e outros quatro agentes foram condenados, em 2009, por corrupção e facilitação de contrabando. Em 2013, porém, Ishii foi absolvido da acusação de corrupção pelo TRF (Tribunal Regional Federal), que manteve apenas a condenação por facilitação de contrabando.

    O processo contra Ishii, então, passou a tramitar no STJ (Superior Tribunal de Justiça), onde está há ao menos dois anos. Com a recente decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que determinou a execução da pena após o julgamento em segunda instância, o STJ remeteu o processo do agente para Foz, para sua execução provisória.

    A decisão do STF, que passou a valer em fevereiro, foi defendida pela força-tarefa da Lava Jato, que entende que ela combate a impunidade e dá mais efetividade à Justiça.

    Além de Ishii, dois ex-agentes que também respondiam pelo crime foram presos. A ação em Foz do Iguaçu corre em segredo de Justiça.

    O agente é chefe do Núcleo de Operações da Superintendência da PF do Paraná e responde pela logística e escolta de presos para locais como IML, penitenciárias e audiências na Justiça. Por aparecer com frequência ao lado dos presos da Lava Jato, se notabilizou como um dos "símbolos" da operação. Com a condenação, porém, deve ser afastado da Lava Jato e pode ser demitido da PF.

    FAMA

    O agente já foi homenageado com marchinha e máscara de Carnaval, boneco inflável e até conto erótico.

    As aparições também fizeram com que ele fosse afastado das operações nas ruas desde o início do ano.

    Em fevereiro, ele fez uma visita ao Congresso Nacional, em Brasília, e tirou selfies com políticos como Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

    Na época, o japonês tinha planos de se lançar na política concorrendo a um cargo de deputado. Com filiação em negociação com alguns partidos, decidiu voltar atrás por problemas familiares e pressão da própria corporação, que se queixou que ele estava se expondo demais.

    Desde então, adotou uma postura mais discreta, evitando até mesmo aparições públicas.

    Sua prisão gerou piadas na internet, como a montagem abaixo em que aparece sendo preso por ele mesmo.

    ishii

    Ishii também é investigado por suspeita de vazar informações sobre operações da PF.

    Em novembro, o policial foi apontado como responsável por vender informações sigilosas à imprensa pelo advogado do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Edson Ribeiro, em gravação divulgada pelo filho de Cerveró, Bernado. Posteriormente, Bernando enviou uma carta com um pedido de desculpas a Ishii.

    OUTRO LADO

    A reportagem da Folha tentou localizar os os advogados de Ishii nesta quarta-feira (8), mas não obteve contato.

    O policial federal nega a acusação de ter facilitado a entrada de mercadorias contrabandeadas do Paraguai.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024