• Poder

    Tuesday, 23-Apr-2024 10:16:46 -03

    Temer busca agenda positiva, mas perde 3º ministro em 35 dias

    VALDO CRUZ
    GUSTAVO URIBE
    DANIELA LIMA
    DE BRASÍLIA

    17/06/2016 02h00

    Em apenas 35 dias de governo, o presidente interino, Michel Temer, perdeu seu terceiro ministro por causa de envolvimento com a Operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção montado em estatais para financiar políticos.

    Nesta quinta (16), acusado de receber propinas por investigações da Lava Jato, o ministro Henrique Eduardo Alves (Turismo), amigo do presidente, pediu demissão. Antes dele, haviam caído Romero Jucá (Planejamento) e Fabiano Silveira (Transparência), por citações ou declarações sobre a Lava Jato.

    Todas as demissões foram precedidas de revelações feitas pelo delator Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro considerado o operador do PMDB no esquema de corrupção.

    No início do mês, o procurador Rodrigo Janot, afirmou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que Alves atuou para obter recurso desviado da Petrobras em troca de favores para a empreiteira OAS.

    Depois, vieram à tona as acusações de Machado. O ex-presidente da Transpetro afirmou que repassou ao ministro R$ 1,55 milhão de recursos ilícitos, entre 2008 e 2014.

    Na manifestação ao Supremo, Janot afirmou que parte do dinheiro do esquema desbaratado pela Lava Jato teria abastecido a campanha de Alves ao governo do Rio Grande do Norte em 2014, quando ele acabou derrotado.

    A negociação envolveria o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro. As afirmações da Procuradoria constam do pedido de abertura de inquérito para investigar os três, enviado no fim de abril ao Supremo, mas até hoje mantido sob sigilo.

    No despacho obtido pela Folha, Janot aponta que Cunha e Alves atuaram para beneficiar empreiteiras no Congresso, recebendo doações em contrapartida. Os dois negam as acusações.

    A queda de Alves foi confirmada pelo Planalto no momento em que Temer buscava anunciar uma agenda positiva para sair da pauta da crise: a abertura de mais 75 mil vagas no Fies (fundo de financiamento estudantil).

    Mais cedo, pela manhã, ele havia feito um pronunciamento para se defender da delação de Machado. Temer voltou a negar que tenha pedido "doação ilícita" para campanha a prefeito de Gabriel Chalita, em 2012, conforme afirmou o delator.

    Um assessor do presidente reconhecia, no final do dia, que as boas notícias do governo, como os anúncios da proposta de teto dos gastos públicos e das novas vagas do Fies, estavam sendo ofuscadas pela crise política.

    Alves decidiu deixar o cargo após ser informado que novas acusações serão feitas contra ele por mais delatores.

    Ele tratou do assunto na quarta (15) com o presidente. No encontro, de menos de meia hora, os dois avaliaram que a situação de Alves iria ficar "insustentável" e que sua permanência criaria um desgaste "desnecessário" ao governo. Combinaram que ele anunciaria a saída nesta quinta-feira à tarde.

    A delação do ex-vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Fábio Cleto, prestes a ser homologada pelo Supremo, traz citação ao agora ex-ministro do Turismo. A menção, segundo pessoas próximas às investigações, ocorre em um contexto mais lateral.

    Desde maio, Alves já havia sido aconselhado pelo ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) a deixar o posto para evitar desgaste na imagem do governo. O então ministro do Turismo vinha se queixando a aliados das declarações de Padilha, de que citados na Lava Jato criariam "constrangimento" ao governo.

    Alves chegou a relatar numa reunião recente que se escondeu no banheiro de um avião após ser chamado de "golpista" por uma passageira e ter visto uma senadora do PT no mesmo voo.

    'BEM MAIOR'

    Com a saída do ministro, Temer decidiu manter no cargo o secretário-executivo da pasta, Alberto Alves, que está no posto desde o governo Dilma Rousseff. O Planalto não pretende fazer mudança até o fim da Olimpíada.

    Em sua carta de demissão, Alves diz não querer "criar constrangimentos para o governo" e diz que "o momento nacional exige atitudes pessoais em prol do bem maior".

    Apesar de Alves perder o foro privilegiado ao se demitir, o pedido de inquérito para investigá-lo na Lava Jato deve permanecer no STF, pela conexão com o caso de Cunha. Alves já era alvo de dois inquéritos na Corte.

    -

    MAIS UMA QUEDA
    Henrique Eduardo Alves, ministro do Turismo de Temer, é o terceiro a deixar o governo

    Acusação na Lava Jato
    Alvo de dois pedidos de inquéritos. Um deles investiga se Alves atuou para obter recursos desviados da Petrobras em troca de favores para a empreiteira OAS. Parte do dinheiro iria para sua campanha ao governo do RN em 2014 (ele foi derrotado)

    Citado em delação
    Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, afirma que repassou a Alves R$ 1,55 milhão em propina entre 2008 e 2014

    Outro lado
    Diz que doações foram legais e estão registradas e aprovadas pela Justiça Eleitoral

    OUTROS MINISTROS QUE SAÍRAM DO GOVERNO

    Romero Jucá
    Ex-ministro do Planejamento
    É alvo de inquérito na Lava Jato e investigado por desvio de recursos e crimes eleitorais. Deixou o cargo após ser gravado falando em pacto para estancar a Lava Jato

    Fabiano Silveira
    Ex-ministro da Transparência, Fiscalização e Controle
    Deixou o cargo também por aparecer em gravação instruindo seu padrinho político, Renan Calheiros, a se defender na Lava Jato

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024