• Poder

    Friday, 19-Apr-2024 08:03:13 -03

    Embaixador brasileiro nos EUA rebate críticas do 'NYT' sobre corrupção

    DE SÃO PAULO

    17/06/2016 00h07

    O embaixador brasileiro em Washington (EUA), Luiz Alberto Figueiredo, rebateu nesta quinta (16) críticas do jornal americano "The New York Times" à corrupção no Brasil.

    No último dia 6, um editorial do jornal intitulado "A medalha de ouro em corrupção do Brasil" afirmou que o foro privilegiado concedido a parlamentares e ministros "permitiu uma cultura de corrupção e impunidade institucionalizadas".

    Figueiredo argumenta que o foro privilegiado não impede que parlamentares e ministros brasileiros sejam acusados ou condenados, apenas garante que sejam julgados pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

    Segundo o embaixador, a visão de que "as instituições brasileiras estão sujeitas aos caprichos dos políticos" está ultrapassada.

    "Não há mais espaço no Brasil para dar abrigo aos amigos dos poderosos. A lei é a mesma para todos –incluindo presidentes e ex-presidentes", afirmou.

    "O presidente em exercício, Michel Temer, declarou publicamente –e repetidamente– seu compromisso com a continuação das investigações que estão em andamento, sem qualquer discriminação política ou partidária."

    "O Brasil deveria ser premiado com uma medalha de ouro não para a corrupção, mas, pelo contrário, para a coragem na luta contra a corrupção", completou.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024