• Poder

    Tuesday, 30-Apr-2024 16:57:45 -03

    Aliados de Cunha pedem reunião para garantir eleição de sucessor na terça

    DÉBORA ÁLVARES
    DE BRASÍLIA

    08/07/2016 17h36

    Alan Marques/Folhapress
    Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é cercado por jornalistas durante entrevista coletiva para anunciar sua renúncia à presidência da Câmara
    Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é cercado por jornalistas durante entrevista coletiva para anunciar renúncia

    Diante da incerteza sobre o dia da eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados, líderes aliados a Eduardo Cunha (PMDB-RJ) assinaram nesta sexta-feira (8) um ofício no qual pedem a convocação de uma reunião da Mesa Diretora para a próxima segunda (11) com o intuito de garantir que a votação para escolha do sucessor do peemedebista ocorra na terça (12).

    Após a renúncia de Cunha, aliados correm para eleger um sucessor fiel ao deputado afastado de forma a garantir um nome "de confiança" na presidência quando a cassação do peemedebista chegar ao plenário.

    Nesta quinta, uma decisão do colégio de líderes estabeleceu que a eleição ocorrerá na terça (12), a partir das 13h59. A data contraria a convocação feita horas antes pelo presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), para quinta (14), 16h.

    O Diário Oficial da Câmara trouxe, em sua edição desta sexta, as duas decisões publicadas. Maranhão garantiu, no início da tarde, que a decisão cabe a ele e, portanto, a eleição seria na quinta, mas não deixou claro se invalidaria a sessão de terça, convocada pelo colégio de líderes.

    Com esse cenário, aliados de Cunha se reuniram e decidiram convocar a reunião da Mesa. A ideia é que, por maioria, a Mesa invalide o ato de Maranhão que convoca a eleição para quinta e, assim, garantam, como querem, que o sucessor do peemedebista seja escolhido no início da próxima semana.

    A guerra de forças para definir quando será a eleição tem sobrado até para os funcionários da Casa. Na manhã desta sexta, alguns deles começaram a montar as cabines de votação no plenário, com as urnas eletrônicas. Maranhão mandou que tudo fosse recolhido.

    Para Rogério Rosso (PDS-DF), um dos nomes mais cotados, isso indica a disposição de Maranhão de protelar a eleição somente para depois do recesso branco, em agosto. "Tudo leva a crer que não teríamos eleição nem na quinta", afirmou.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024