• Poder

    Saturday, 18-May-2024 13:32:22 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Haddad e Doria têm desempenho melhor entre mais ricos, diz Datafolha

    FELIPE BÄCHTOLD
    ANGELA BOLDRINI
    DE SÃO PAULO

    15/07/2016 12h00

    A primeira pesquisa Datafolha sobre a eleição em São Paulo, que mostra Celso Russomanno (PRB) como líder isolado, revela diferenças marcantes em determinados estratos de entrevistados.

    No principal cenário pesquisado, no qual o pré-candidato do PRB lidera com 25% ante 16% de Marta Suplicy (PMDB), o eleitorado de escolaridade de nível superior e com renda familiar mais alta tende a migrar para as candidaturas dos dois partidos do país que polarizaram a política nacional nas últimas décadas: PT e PSDB.

    O prefeito Fernando Haddad, que vai tentar a reeleição, por exemplo, duplica suas intenções de voto nos entrevistados com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos: passa de 8% das intenções de voto entre o eleitorado geral para 16%.

    Por renda

    Datafolha: prefeitura SP - Por renda familiar mensal

    O tucano João Doria está em condição parecida: tem 6% entre a população geral e pula para 10% entre os entrevistados de renda familiar mensal entre cinco e dez salários mínimos.

    Mas é entre os eleitores com nível superior que a corrida eleitoral se mostra totalmente aberta. Nesse perfil de eleitor, Russomanno tem 17%, Luiza Erundina (PSOL) tem 14%, Haddad 13% e Doria, 12%.

    Erundina também aumenta sua pontuação entre os mais escolarizados e ricos.

    O PSOL é o quarto partido mais citado na preferência do eleitorado, com 2%. À frente estão PT, PSDB e PMDB. Disseram não preferir nenhum partido 70% dos eleitores.

    Por escolaridade

    Datafolha: prefeitura SP - Por escolaridade

    A pesquisa foi realizada entre a terça-feira (12) e quarta (13). A margem de erro máxima é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

    RENDA BAIXA

    Entre a população de baixa renda, o candidato que aparece melhor colocado nas pesquisas é Russomanno: 26% da população com renda de até dois salários mínimos declara intenção de voto no pré-candidato.

    Em seguida vem Marta, que ocupou a prefeitura de 2001 a 2004, é a candidata com melhor desempenho -21%. É também a pré-candidata que aparece melhor colocada entre os que estudaram até o ensino médio, com 20%.

    Sem Russomanno na disputa, o percentual da ex-petista chega a 25% entre a população com escolaridade fundamental ou média, contra 11% de Erundina e 11% de Haddad, no caso do ensino médio, e 14% e 7%, respectivamente, no fundamental.

    PESQUISA ESPONTÂNEA

    Resposta espontânea

    Datafolha: prefeitura SP - Resposta espontânea e única

    Se na pesquisa estimulada e na avaliação de sua gestão, seus resultados não são bons, Haddad tem o melhor desempenho de todos os concorrentes na pesquisa espontânea (na qual o entrevistador não mostra a lista de candidatos ao eleitor).

    Nessa categoria, Haddad foi lembrado por 6% dos entrevistados, à frente de Russomanno, com 4%, e Erundina e Marta, com 2% cada uma. Nessa questão, 61% dos eleitores disseram não saber em que vão votar, o que é um indício de imprevisibilidade da disputa.

    A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número SP-02963/2016.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024