• Poder

    Monday, 29-Apr-2024 09:38:24 -03

    Grupos anti-Dilma dividem-se sobre manifestações neste domingo

    PAULA REVERBEL
    DE SÃO PAULO

    31/07/2016 02h00

    Cris Faga/Fox Press Photo/Folhapress
    Protesto contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) na av. Paulista, região central de São Paulo, neste domingo
    Protesto anterior ao afastamento da então presidente Dilma Rousseff

    Principais organizadores dos atos contrários à presidente afastada, Dilma Rousseff, que mobilizaram centenas de milhares de pessoas em 2015 e neste ano, o MBL (Movimento Brasil Livre) e o Vem Pra Rua não estarão juntos neste domingo (31) na av. Paulista, em São Paulo.

    O motivo é a previsão do MBL de que a manifestação terá baixa adesão.

    "É final das férias escolares. Querendo ou não, o nosso público não é militante do MBL, a gente mobiliza a sociedade civil", afirmou Kim Kataguiri, um dos líderes do grupo e colunista da Folha.

    Ele disse também que a alteração do calendário do impeachment no Senado pesou na decisão do movimento de adiar o seu protesto.

    "Preferimos focar os nossos esforços em um ato mais próximo do dia ou no próprio dia [da votação do impeachment]", concluiu.

    O grupo avalia que a população não sente mais urgência com esse tema e chegou a propor formatos de protestos menores e fora da Paulista.

    Rogério Chequer, líder do Vem Pra Rua, diz crer que a avenida estará cheia. Mas ressalva: "Ninguém quer bater recorde. Estamos mal-acostumados [com o tamanho dos atos de março]".

    Chequer reitera que há atos confirmados em 201 municípios de 26 Estados (apenas Roraima não terá protesto) e em 7 cidades no exterior.

    PRÓ-DILMA

    Favorável a Dilma, a Frente Povo Sem Medo, formada por entidades como MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e CUT (Central Única dos Trabalhadores), além de partidos como PT e PC do B, também convocou atos para este domingo.

    Segundo Guilherme Boulos, líder do MTST e colunista da Folha, a lista de cidades não estava fechada até a conclusão desta reportagem, mas inclui Rio, Fortaleza, João Pessoa, Curitiba, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre. Haverá também atos pró-Dilma em sete cidades no exterior.

    Em São Paulo, a concentração será no largo da Batata, em Pinheiros.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024