• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 15:10:07 -03

    Mês de agosto deve selar destino de Dilma, Cunha e Russomanno

    RODRIGO VIZEU
    EDITOR-ASSISTENTE DE "PODER"

    01/08/2016 10h35 - Atualizado às 17h20

    Ele está de volta. Agosto, o mês que entrou para o folclore nacional como dado a tempestades políticas, promete.

    Como lembram os supersticiosos, o "mês do desgosto" já viu o suicídio de Getúlio Vargas, a renúncia de Jânio Quadros e as mortes de Juscelino Kubitschek e Eduardo Campos. Em 2016, deve selar o destino de três personagens.

    Editoria de Arte/Folhapress

    A principal deles é a presidente afastada, Dilma Rousseff (PT). O mês começa com a comissão especial do impeachment no Senado voltando a analisar seu caso –o parecer deve ir a plenário no dia 9. Se for aprovado, o julgamento começará no dia 29 e deve durar uma semana. Se for cassada, Michel Temer (PMDB) assumirá em definitivo a Presidência.

    Outra razão para o interino aguardar o mês com ansiedade é a extensa pauta econômica que pretende começar a ver aprovada no Congresso. O governo quer ter algo a mostrar.

    Responsável por iniciar a via crúcis de Dilma, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) também deve ter o desfecho de seu caso. Cunha será julgado após a volta do recesso parlamentar pelo plenário da Casa. Ele, que é réu no petrolão, é acusado de mentir ao afirmar que não tinha conta no exterior.

    No dia 26, começa a propaganda eleitoral gratuita das eleições municipais na TV e no rádio. A disputa em São Paulo pode ficar mais embolada se o deputado Celso Russomanno (PRB-SP) perder recurso no Supremo e acabar proibido de se candidatar.

    Agosto terá ainda o Rio sediando o maior evento esportivo do mundo, com cerca de 10 mil atletas, de mais de 200 países.

    A Olimpíada será um teste não apenas para o desempenho dos atletas e para a estrutura urbana da cidade, mas sobretudo para a organização dos Jogos. Um dos pontos mais sensíveis é o da segurança, dada a escalada de atentados terroristas no Ocidente.

    Editoria de Arte/Folhapress
    Super agosto - agenda polícita ca mês - 1º.ago.2016 - Folha corrida

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024