• Poder

    Saturday, 18-May-2024 07:02:20 -03

    Pré-candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto é preso em convenção

    MARCELO TOLEDO
    DE RIBEIRÃO PRETO

    02/08/2016 15h28

    Edson Silva - 1º.out.2012/Folhapress
    pré-candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto Fernando Chiarelli (PT do B), em debate em 2012
    Pré-candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto Fernando Chiarelli (PT do B), em debate em 2012

    O pré-candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) Fernando Chiarelli (PT do B) foi preso na manhã desta terça-feira (2) antes do início da convenção de seu partido.

    Ex-vereador e ex-deputado federal, Chiarelli foi detido pela PF (Polícia Federal) por ter sido condenado por crime eleitoral na eleição de 2012, quando já havia tentado ser prefeito de Ribeirão Preto. A pena é de um ano e oito meses, no regime semiaberto.

    Segundo a decisão da Justiça Eleitoral, na última eleição municipal Chiarelli ofendeu a então candidata Dárcy Vera (PSD), que foi reeleita, ao chama-la de "desonesta" durante o horário eleitoral gratuito.

    Ele foi detido ainda do lado externo da Câmara de Ribeirão, onde ocorreu a convenção de seu partido. Em frente ao prédio, disse à imprensa que é inocente, que já sabia da expedição do mandado de prisão e que sua defesa recorrerá da decisão judicial.

    Em abril, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) já havia negado recurso de Chiarelli. "Acabo de ser preso por ter feito uma simples manifestação de que a desonestidade impera nesta cidade", disse ele, que afirmou que a candidatura será mantida.

    Depois, entrou num carro da PF e foi levado para passar por exames, antes de ser encaminhado a uma prisão.

    O diretório estadual do PT do B informou na tarde desta terça-feira que Chiarelli continuará como candidato do partido, situação que só será modificada caso fique provado que ele é culpado.

    ADVERSÁRIOS

    O embate entre Dárcy e Chiarelli é antigo. Em 1995, ele teve o mandato de vereador cassado por quebra de decoro parlamentar e a hoje prefeita, que era suplente da coligação, assumiu o mandato.

    Após a última eleição, a Justiça chegou a cassar o mandato de Dárcy –decisão depois anulada pelo TRE– por abuso de poder político (uso de servidores comissionados na campanha eleitoral), em ação do Ministério Público com base em denúncia de Chiarelli. O caso foi revelado pela Folha.

    A reportagem procurou a prefeita de Ribeirão Preto, mas sua assessoria informou que ela não comentaria a prisão de Chiarelli pois ela ocorreu cumprindo uma decisão judicial.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024