• Poder

    Tuesday, 23-Apr-2024 03:03:48 -03

    operação lava jato

    PF pede arquivamento de investigação contra Humberto Costa na Lava Jato

    GABRIEL MASCARENHAS
    AGUIRRE TALENTO
    DE BRASÍLIA

    10/08/2016 21h06

    Beto Barata/Agência Senado
    Plenário do Senado durante sessão deliberativa extraordinária que decidirá pela aprovação ou rejeição do relatório favorável à admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Em discurso, senador Humberto Costa (PT-PE).
    O senador Humberto Costa (PT-PE), em sessão do plenário

    A Polícia Federal pediu o arquivamento do inquérito aberto para apurar as suspeitas de que o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), recebeu R$ 1 milhão do esquema de corrupção da Petrobras.

    A investigação havia sido aberta com base nos depoimentos prestados pelo ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa. Segundo ele, a solicitação de dinheiro foi feita por um amigo do parlamentar, o empresário Mario Barbosa Beltrão.

    O pedido, de acordo com o delator, era para abastecer a campanha do petista ao Senado, em 2010. O recurso, disse, sairia cota da propina que cabia aos parlamentares do PP.

    Em despacho enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal) na sexta-feira (5), a delegada da PF Graziela Machado da Costa e Silva afirma que o pedido de arquivamento se deu por falta de provas que comprovem "configuração de solicitação e/ou recebimento de vantagem indevida".

    "Sendo assim, esgotadas as diligências vislumbradas por esta autoridade policial, não foi possível apontar os indícios suficientes de autoria e materialidade a corroborar as assertivas do colaborador Paulo Roberto Costa", justificou.

    O ministro relator da Lava Jato no Supremo, Teori Zavascki, deverá enviar o material à PGR (Procuradoria-Geral da República) para que os procuradores se pronunciem a respeito do pedido da PF.

    Depois, caberá ao próprio Teori decidir se arquiva ou devolve o inquérito para a PF realizar novas diligências.

    Em nota oficial enviada por sua assessoria de imprensa, Humberto Costa afirma que, embora a denúncia fosse absolutamente "inverídica" e "infundada", o episódio causou um "enorme dano político e moral" à sua imagem.

    "Fica evidenciado que eu tinha razão[...]. Espero, sinceramente, que o Ministério Público Federal acolha as conclusões oferecidas pela PF e peça o arquivamento desse inquérito, em que fui investigado por acusações que se provaram nitidamente falsas", diz o texto.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024