• Poder

    Saturday, 04-May-2024 01:09:02 -03

    Russomanno usa marcas de Haddad em programa de governo

    ARTUR RODRIGUES
    ANA LUIZA ALBUQUERQUE
    DE SÃO PAULO

    19/08/2016 02h50

    Zanone Fraissat/Folhapress
    Celso Russomanno visita feira livre no Bairro do Limao

    O documento com as diretrizes do programa de governo do candidato à Prefeitura de São Paulo, deputado federal Celso Russomanno (PRB), prevê a continuação de bandeiras da gestão Fernando Haddad (PT) como faixas de ônibus, ciclovias e rede Hora Certa.

    Crítico da atual gestão, Russomanno assume discurso de que vai melhorar algumas das ideias de Haddad, em sua maioria voltadas à periferia, onde o candidato do PRB é bem aceito.

    Sem verba federal prevista para construir corredores de ônibus, uma das apostas da gestão de Haddad foi a criação de 416 km de faixas exclusivas à direita –solução que aumentou a velocidade dos veículos, mas é considerada paliativa por especialistas. Entre as diretrizes de Russomanno, está expandir essa política.

    O candidato também propõe ampliar as ciclovias, com interligação com o sistema de ônibus e metrô por meio de bicicletários.

    Ao implantar 317 km de vias para bicicletas, Haddad foi bastante criticado por comerciantes e moradores. Atualmente, 58% da população aprovam a medida, segundo pesquisa Datafolha de julho.

    Outro programa citado pelo deputado em seu plano é a Rede Hora Certa, criada por Haddad. Atualmente, há 29 unidades com médicos especialistas, que realizam exames e cirurgias menores.

    O programa de diretrizes de Russomanno critica a utilização das chamadas estruturas modulares, que classifica como "unidades de lata", e também as anexadas a hospitais, chamadas de "puxadinhos". A promessa do candidato é "a conclusão das 11 unidades da Rede Hora Certa inacabadas e a substituição de sete unidades modulares existentes por sete unidades que serão construídas".

    Russomanno também citou em seu plano um projeto na área de emprego similar ao Arco do Futuro, uma das principais promessas de campanha de Haddad, que permanece no papel.

    A ideia do atual prefeito era descentralizar a oferta de trabalho, atraindo empresas na área de hotelaria e call center para a zona leste. O programa de Russomanno fala de "descentralização da estrutura produtiva", com com incentivos "a atividades específicas como telemarketing, hotelaria, gastronomia".

    Entre as ideias da atual gestão que Russomanno pretende rever está a política de redução das velocidades das marginais Tietê e Pinheiros.

    PASSAGEM

    Após sugerir em entrevista à BandNews FM em junho que a passagem de ônibus fosse reduzida fora dos horários de pico, Russomanno descartou a ideia nesta quinta-feira (18). Ele disse que a redução não é viável porque as gratuidades "dão R$ 2 bilhões em prejuízo ao ano". Na eleição para prefeito de 2012, ele caiu nas pesquisas após fazer uma proposta de tarifa proporcional, conforme a distância percorrida pelo usuário.

    O programa do candidato promete, porém, revisar a política de tarifas do transporte público, para favorecer famílias de baixa renda.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024