• Poder

    Monday, 29-Apr-2024 22:44:43 -03

    Chebabi, ex-presidente da Coaf, decide não falar na CPI da Merenda

    DE SÃO PAULO

    24/08/2016 11h56 - Atualizado às 15h18

    Moacyr Lopes Junior/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL. 23.02.2016. Manifestantes protestam na Assembleia Legislativa contra as acusacoes de desvio de verba da merenda. (Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress, PODER). ***EXCLUSIVO***
    Manifestantes protestam em fevereiro na ALESP contra o suposto desvio de verba da merenda

    O ex-presidente da Coaf (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar) Cássio Chebabi, suspeito de chefiar a máfia da merenda, foi convocado para depor em CPI na Alesp nesta quarta-feira (24). Chebabi, entretanto, decidiu não falar sobre o caso.

    O ex-dirigente da cooperativa alegou ter o direito de permanecer calado devido ao acordo de confidencialidade da delação premiada, fechada no início do ano. Chebabi é delator na Operação Alba Branca, que apura a atuação da Coaf no pagamento de propina em troca de contratos superfaturados de merenda escolar.

    Na delação, Chebabi citou o secretário tucano Duarte Nogueira (Logística e Transportes) como beneficiário do esquema de propina em merenda escolar.

    Esperava-se que Chebabi reforçasse à CPI o que já havia dito em delação.

    Em outros depoimentos à polícia, investigados na operação citaram o presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), Fernando Capez (PSDB), e os deputados federais Baleia Rossi (PMDB) e Nelson Marquezelli (PTB). Todos negam envolvimento no esquema.

    Nesta quarta foram ouvidos na CPI Nilson Fernandes, atual presidente da Coaf, e Adriano Miller, prestador de serviço de departamento financeiro da cooperativa. Patrícia Figueira Neves, auxiliar administrativa junto ao Departamento Fiscal da Coaf, e Aluísio Girardi, apontado como lobista, não compareceram à sessão.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024