• Poder

    Tuesday, 23-Apr-2024 13:27:12 -03

    o impeachment

    Temer não comenta discurso de Dilma e diz que aguarda com 'tranquilidade'

    GUSTAVO URIBE
    DE BRASÍLIA

    29/08/2016 16h40

    Pedro Ladeira/Folhapress
    A presidente afastada Dilma Rousseff faz sua defesa no plenário do Senado nesta segunda-feira (29)
    A presidente afastada Dilma Rousseff faz sua defesa no plenário do Senado nesta segunda-feira (29)

    O presidente interino, Michel Temer, evitou comentar nesta segunda-feira (29) o discurso feito no Senado pela presidente afastada, Dilma Rousseff, com críticas ao governo interino.

    No final de encontro com medalhistas olímpicos, no Palácio do Planalto, o peemedebista disse que não assistiu à petista, mas afirmou que aguarda o resultado da fase final do processo de impeachment com "absoluta tranquilidade".

    "Eu sou obediente às instituições do país e espero que o Senado venha a decidir", disse o presidente interino.

    Segundo a Folha apurou, contudo, o presidente interino assistiu ao discurso no Palácio do Jaburu acompanhado dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo).

    A avaliação feita pelo governo interino após a fala inicial da petista foi a de que ela adotou poucos recursos emocionais, que poderiam conseguir votos de indecisos, e repetiu a retórica política dos últimos meses, sem trazer elementos novos com potencial de reverter apoios na fase final.

    O entorno do peemedebista se irritou com as acusações feitas pela petista de que o governo interino é um "usurpador", mas a ordem no Palácio do Planalto é não rebatê-la publicamente para criar uma polarização política que dê mais espaço ao discurso da presidente afastada.

    Na tentativa de passar a mensagem pública de que o governo interino não está preocupado ou paralisado com o processo de impeachment, o presidente interino promoveu um encontro com medalhistas olímpicos ao mesmo tempo em que a petista respondia a perguntas no Senado.

    Em discurso, o peemedebista afirmou que os atletas olímpicos são "um exemplo para o país" e disse que, apesar da desconfiança da imprensa internacional, o país conseguiu promover um evento internacional com sucesso.

    "Tudo isso foi desmentido pelos fatos", disse. "Vocês deram um espírito de unidade, de fraternidade que se espalha pelo país. E o que o país quer é união", acrescentou.

    AGRESSÃO

    O encontro teve as presenças de Martine Grael e Kahena Kunze (da vela), Alison e Bruno (vôlei de praia), Rafaela Silva (judô), Lucão (vôlei de quadra), entre outros medalhistas.

    No final do evento, o peemedebista tirou fotos com os atletas e chegou a até mesmo vestir uma touca de pólo aquático.

    Com a aproximação da imprensa ao peemedebista, no entanto, a segurança presidencial agiu com truculência com jornalistas.

    No trajeto até a rampa do Palácio do Planalto, enquanto o peemedebista respondia a perguntas, repórteres e cinegrafistas levaram empurrões e cotoveladas.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024