• Poder

    Thursday, 02-May-2024 19:35:19 -03

    Paulista terá protesto contra governo Temer neste domingo

    DE SÃO PAULO

    04/09/2016 02h00

    Fabio Braga - 31.ago.16/Folhapress
    Confronto durante protesto contra o impeachment na quarta-feira (31)
    Confronto durante protesto contra o impeachment na quarta-feira (31)

    Uma nova manifestação contra o governo de Michel Temer está marcada para este domingo (4), na avenida Paulista, em São Paulo.

    O ato foi convocado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, formadas por movimentos sociais como MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e CMP (Central de Movimentos Populares).

    Desde segunda-feira (29), atos contrários ao impeachment de Dilma Rousseff têm acontecido na cidade.

    Inicialmente, a Secretaria de Segurança Pública havia proibido o ato de domingo, já que no mesmo dia acontece a passagem da tocha paraolímpica pela avenida.

    Depois de acordo entre secretaria e movimentos sociais, o ato foi mantido, mas teve o horário alterado para não coincidir com o desfile.

    Antes marcado para as 14h30, o protesto vai acontecer às 16h30.

    "Não pretendemos qualquer conflito e esperamos que a PM tenha o equilíbrio necessário para lidar com o evento", afirmou a organização do ato contra Michel Temer, em nota.

    "Aceitamos a alteração de horário para deixar claro de que lado está a intransigência e não dar pretexto à repressão da Polícia Militar", disseram os organizadores.

    O presidente Michel Temer assinou na quarta (31) um decreto que autoriza as Forças Armadas a fazerem a segurança da tocha paraolímpica em seis cidades –entre elas São Paulo, no domingo.

    O Ministério da Defesa informou que um contingente das Forças Armadas estará de sobreaviso na região da avenida Paulista.

    Em nota enviada pela assessoria de imprensa, o ministério afirmou que as Forças Armadas só devem atuar se houver alguma ameaça de ataque à tocha –os protestos contrários ao governo não seriam o foco das forças de segurança. "Não haverá militares em campo, a menos que sejam acionados, caso seja necessário do ponto de vista do comando do plano de segurança."

    O primeiro ato contra o impeachment dessa semana, em São Paulo, na segunda (29), também foi convocado pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular. Manifestantes tentaram ocupar o prédio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que apoiou o impeachment, mas foram impedidos pela Polícia Militar.

    Nos outros dias, manifestações contra Temer aconteceram nas marginais Tietê e Pinheiros, na região central da cidade e no Largo da Batata, em Pinheiros.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024