• Poder

    Thursday, 28-Mar-2024 09:05:18 -03

    Senador Lindbergh diz que denunciará PM de São Paulo à OEA

    BRUNO FÁVERO
    DE SÃO PAULO

    05/09/2016 13h32 - Atualizado às 19h06

    Ueslei Marcelin - 31.ago.2016/Reuters
    Senator Lindbergh Farias attends the final session of voting on suspended Brazilian President Dilma Rousseff's impeachment trial in Brasilia, Brazil, August 31, 2016. REUTERS/Ueslei Marcelino ORG XMIT: BRA107
    O senador Lindbergh Farias, durante sessão do julgamento do impeachment de Dilma Rousseff

    O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou nesta segunda-feira (5) que entrará com uma representação na OEA (Organização dos Estados Americanos) contra a atuação da Polícia Militar de São Paulo no protesto antigoverno deste domingo (4).

    O ato, que pediu a saída do presidente Michel Temer e a realização de novas eleições, foi pacífico na maior parte do tempo, mas acabou em confusão e bombas de gás no largo da Batata, em Pinheiros.

    "Eu acho que o objetivo da PM é passar aquela imagem [de confronto] para pôr medo na população, para que não saia às ruas", afirmou durante entrevista coletiva no Sindicato dos Jornalistas, no centro de São Paulo.

    O senador, que compareceu ao ato de domingo, disse que os manifestantes não tomaram nenhuma atitude que justificasse a intervenção da PM. Ele disse que também foi atingido pelas bombas de gás.

    "Não podemos nos calar frente à gravidade do estamos vivendo. Há uma escalada de violência. [...] Acho que isso [a denúncia à OEA] pode intimidá-los", disse.

    O deputado Paulo Teixeira (PT-SP), por sua vez, cobrou uma atitude do Ministério Público de São Paulo no sentido de garantir o direito de manifestação, já que, segundo ele, é de responsabilidade do MP o controle externo sobre a Polícia Militar.

    Os petistas ainda acusaram o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) de agir para desestimular manifestações contra o governo de Michel Temer (PMDB-SP).

    "É uma ação orientada entre Temer e Alckmin. É Alexandre de Moraes [PSDB-SP], que era secretário de Segurança Pública em São Paulo e agora é ministro da Justiça, tentando impor sua narrativa", disse Lindbergh.

    "O governador tem que responder por que a polícia está atuando dessa forma", afirmou Teixeira.

    Ambos também criticaram a detenção de 26 pessoas antes do ato de domingo na zona sul de São Paulo. Segundo a PM, eles carregavam pedras e paus e foram levados ao Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais).

    Os petistas ainda anunciaram que devem organizar um novo protesto no próximo domingo (11). Segundo eles, parlamentares e artistas serão convidados para formar um "cordão" de proteção aos manifestantes. Nesse domingo, isso também foi feito, a confusão aconteceu já na dispersão do ato.

    Além de Lindbergh e Paulo Teixeira, estiveram presentes o ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP), o secretário municipal de Saúde Alexandre Padilha (PT-SP), o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) o vereador Nabil Bonduki (PT-SP) e representantes de movimentos sociais como MST (Movimento dos Sem-Terra) e CMP (Central de Movimentos Populares).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024