• Poder

    Friday, 19-Apr-2024 22:07:43 -03

    Insultado, Lindbergh Farias troca empurrões e chuta jovem no RJ

    DE SÃO PAULO
    DO RIO

    25/09/2016 17h47 - Atualizado às 23h01

    Reprodução
    Senador Lindbergh Faria (pt-rj) discute e troca empurrões com jovem em saída de restaurante no rio
    Senador Lindbergh Farias (ao fundo) discute com jovem em saída de restaurante no Rio

    O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) se envolveu em uma confusão ao sair de um restaurante no Rio de Janeiro e chegou a trocar empurrões e chutar um homem que o chamou de "ladrão".

    Partes da discussão foram filmadas. Num primeiro registro, que circula nas redes sociais, Lindbergh aparece se dirigindo ao carro no estacionamento do local, quando é seguido pelo homem com quem discute e uma mulher.

    Chamado de "pilantra" e "ladrão", o senador reage e chama o homem de "fascista" e a moça que o acompanha de "patricinha".

    A discussão aumenta de tom e o motorista de Lindbergh se coloca entre o senador e o homem com quem ele discute. "Tira a mão de mim", reage o jovem já alterado.

    O senador responde e diz que "não tem medo" de gente como ele. O rapaz, então, acusa Lindbergh de usar drogas e, desta vez, é a mulher do senador quem responde: "Você respeita, seu vagabundo".

    Insultado, Lindbergh Farias troca empurrões e chuta jovem no RJ

    Neste momento, este primeiro vídeo mostra que Lindbergh e o rapaz trocam empurrões, mas são separados pelo motorista do senador e as mulheres que acompanhavam a ambos. O jovem chega a tirar a camisa para continuar a briga, mas a gravação se encerra com Lindbergh sendo estimulado pela família e os amigos a entrar no carro.

    Um segundo filme, entretanto, mostra uma outra parte da briga. Nela, o jovem já sem camisa aparece caído no chão. O senador, em seguida, dá um chute no rapaz com quem discutia e é afastado por amigos e sua mulher. O jovem se levanta e caminha na direção de Lindbergh, que pergunta o que é que ele quer.

    "O que aconteceu ali foi uma selvageria", disse o senador à Folha.

    "O que houve foi traumático. Eu estava com a minha família. Podia ter havido uma tragédia", afirmou. "Se não fizerem nada, daqui a pouco vamos ter um cadáver. Foi uma postura fascista."

    Em uma nota postada em suas redes sociais, o senador afirma que "o homem tirou a camisa, empurrou minha esposa no chão, deixando-a com escoriações no joelho e no braço, e partiu para a agressão física contra mim, que reagi, indignado e em legítima defesa".

    Os filmes que circulam nas redes sociais, entretanto, não registram qualquer agressão à mulher do petista.

    "Os vídeos que estão circulando foram editados por eles. Não mostram o momento em que ele empurra minha mulher e parte para cima de mim. Agi em legítima defesa. Não sou o agressor, agredido", afirmou à Folha.

    "É inaceitável que fatos como este ocorram. Não podemos achar normal que atitudes fascistas aconteçam sem punição. Não serei intimidado pelos porta-vozes do ódio", diz a nota do senador. Ele afirma que registrou queixa sobre o caso em uma delegacia de polícia.

    Reprodução
    Deputado Lindbergh Farias é xingado ao sair de restaurante no Rio de Janeiro e reage à ataques
    Senador Lindbergh Farias é xingado ao sair de restaurante no Rio de Janeiro

    VEJA A ÍNTEGRA DA NOTA DO SENADOR

    "Na noite de sexta, saí para jantar com minha esposa e amigas. Ao final, um indivíduo, sentado em uma mesa próxima, passou a nos insultar e gritar que 'quem apoia Lula não pode jantar aqui'. Estávamos saindo, mas o cidadão veio atrás de nós, provocando e ofendendo.

    Não satisfeito, o homem tirou a camisa, empurrou minha esposa no chão, deixando-a com escoriações no joelho e no braço, e partiu para a agressão física contra mim, que reagi, indignado e em legítima defesa.

    É inaceitável que fatos como este ocorram. Não podemos achar normal que atitudes fascistas aconteçam sem punição. Não serei intimidado pelos porta-vozes do ódio.

    É lamentável que as ideias sejam substituídas pela violência, que algumas pessoas sintam-se no direito de perseguir, ofender, ameaçar e agredir fisicamente quem pensa diferente, e que tal episódio tenha ocorrido na presença de meus familiares.

    Registrei queixa na Delegacia de Polícia e tomarei as medidas cabíveis contra os agressores. Espero que estes sejam identificados e punidos, dando um basta na intolerância."

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024