• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 14:52:40 -03

    Lava Jato

    Tribunal do Rio nega soltura de irmãos Assad, presos pela Lava Jato

    NICOLA PAMPLONA
    DO RIO

    28/09/2016 17h45

    Sérgio Lima - 28.ago.2012/Folhapress
    Adir Assad, em imagem de 2012
    Adir Assad, em imagem de 2012

    O Tribunal Regional Federal da 2ª Região decidiu manter em regime fechado os irmãos Adir e Samir Assad, acusados pela força-tarefa da Operação Lava Jato no Rio de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e formação de quadrilha.

    Na sessão desta quarta-feira (28), a 1ª Turma do tribunal negou por dois votos a um os pedidos de que os dois fossem libertados ou mandados para prisão domiciliar. O resultado seguiu a recomendação do Ministério Público Federal, que também é contrário à soltura.

    Adir Assad foi preso em julho e Samir, em agosto.

    Os dois são acusados de participar de esquema de corrupção na estatal Eletronuclear, relacionadas às obras da usina de Angra 3. De acordo com o MPF, eles criaram uma espécie de caixa dois entre empreiteiras para lavagem de cerca de R$ 176 milhões.

    "Para quem comete os chamados crimes do 'colarinho branco', a prisão domiciliar seria um prêmio, pois a pessoa pode continuar cometendo o delito de casa, usando computador ou telefone. Aliás, a tornozeleira eletrônica é um recurso que também não impede a prática do crime", defendeu a procuradora regional Mônica Ré.

    Votaram contra a soltura os desembargadores federais Abel Gomes e Paulo Espírito Santo. O desembargador federal Ivan Athié, relator dos habeas corpus, defendeu a prisão domiciliar, alegando que os custos são mais baixos para o Estado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024