• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 12:18:49 -03

    Lava Jato

    PF vai apurar se há irregularidade em entrevistas do "lenhador da Federal"

    BELA MEGALE
    CAMILA MATTOSO
    DE BRASÍLIA
    DANIELA LIMA
    DE SÃO PAULO

    24/10/2016 20h54

    Reprodução/Instagram
     A prisão do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB) já causava a habitual avalanche de piadas quando a atenção da internet se voltou para Lucas Valença, o policial bonitão que escoltou o ex-deputado. Lenhador da Federal
    O agente da Polícia Federal, Lucas Valença, em foto no Instagram

    A Polícia Federal vai apurar se o agente Lucas Valença, que ganhou fama como "lenhador da Federal" ao prender o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na quarta (19) e escoltá-lo de Brasília a Curitiba, cometeu irregularidade administrativa ao conceder entrevistas a veículos de comunicação.

    Segundo pessoas ligadas à PF, será instaurado um processo disciplinar contra o agente, que teria concedido entrevistas a programas de televisão sem a permissão da instituição.

    Em entrevista à "TV Folha" (veja vídeo abaixo) nesta segunda (24), Valença limitou-se a dizer falou apenas de si nos programas em que foi. "Estou falando sobre a minha vida pessoal, mas em relação a isso [abertura de um processo disciplinar] não vou comentar".

    Assista

    Pessoas próximas à entidade relataram à Folha que a PF chegou a negar autorização para que Valença participasse do programa "Encontro", da apresentadora Fátima Bernardes, exibido nesta segunda (24) na TV Globo.

    AGENDA DE CELEBRIDADE

    Além de comparecer ao "Encontro", o policial também gravou participação no programa do humorista Fábio Porchat, da Rede Record. Em todos programas ele estava acompanhado do assessor de imprensa.

    Sobre a decisão de dar entrevistas, Valença disse que o que motivou foi o grande número de pessoas que passou a procurá-lo em redes sociais. "Tinha muita gente querendo conversar comigo, querendo saber um pouco mais. Aí decidi falar de mim", disse.

    A postura do agente é diferente daquela que adotou quando apareceu ao lado de Cunha. "Quando aconteceu a parada, muita gente seguindo, falando, fiquei muito surpreso. Não estava esperando, estava mais quieto, pedi para meus amigos e familiares não passar meu telefone".

    O agente disse que no momento em que ligou o telefone, após o término da prisão, acreditou que o aparelho estava com problema devido ao grande número de mensagens que recebeu.

    Ele também não descartou a possibilidade de deixar a PF para seguir carreira artística e disse que vai usar as férias para avaliar o que fará.

    Valença, porém, não quis responder questões ligadas à prisão do ex-deputado, limitando-se a dizer que foi "simplesmente escalado".

    Veja abaixo nota de Lucas Valença enviada à imprensa nesta segunda-feira (24):

    Lucas Valença é agente de Polícia Federal e ganhou notoriedade em razão da aparição na imprensa durante operação policial de grande repercussão. Ao ser chamado pra dar entrevista em canal de televisão de âmbito nacional, Lucas Valença não foi chamado enquanto representante da instituição, mas sim na condição de cidadão que possui interesse da sociedade em razão da sua beleza estética. Lucas reitera, assim como fez na entrevista, todo o seu respeito com a Instituição Policial Federal e, principalmente, em relação às investigações protagonizadas por nossos profissionais, sempre protegidas pelo sigilo e confidencialidade. Continuaremos construindo a Polícia Federal que a sociedade confia com muito zelo e responsabilidade.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024