• Poder

    Friday, 19-Apr-2024 21:42:37 -03

    Braço direito de Geddel é alvo de ação da PF por fraude em licitação

    JOÃO PEDRO PITOMBO
    DE SALVADOR

    25/11/2016 15h34 - Atualizado às 17h10

    Braço direito do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) na Secretaria de Governo, Leonardo Américo Silveira de Oliveira, foi alvo de um mandado de condução coercitiva nesta sexta-feira (25) em Salvador.

    A Operação Vigilante, parceria da Polícia Federal com o Ministério da Transparência, apura fraudes em licitações para o transporte escolar em Malhada das Pedras, município do sudoeste baiano a 690 km de Salvador.

    O mandado não chegou a ser cumprido porque Américo estava em viagem, na cidade de Petrólolis (RJ). Ele informou que se apresentaria na segunda-feira (28) na sede da PF em Salvador.

    Américo ocupa desde de 29 de junho deste ano um dos cargos mais importantes da Secretaria de Governo, a subchefia de Assuntos Federativos da Presidência, responsável pela relação com prefeitos. Ele faz parte do diretório do PMDB na Bahia e foi indicado por Geddel para o cargo.

    Ele é dono da empresa Serbem Serviços e Locações, que prestou serviços de transporte escolar em Malhada nas Pedras, num contrato de R$ 1 milhão, entre março e junho deste ano. O contrato foi encerrado pouco antes de ele assumir o cargo no governo Temer.

    "Temos farto material que aponta para um superfaturamento dos contratos e direcionamento nas licitações", afirma o delegado da Polícia Federal em Vitória da Conquista, Rodrigo Kolbe.

    Na operação, a Polícia Federal cumpriu dois mandados de prisão temporária, dois de prisão preventiva, oito conduções coercitivas e 15 mandados de busca e apreensão. Noventa agentes participam da operação.

    Os mandados foram cumpridos em Malhada das Pedras, Salvador, Itagibá, Alagoinhas e São José do Jacuípe.

    A investigação aponta para um suposto direcionamento de licitação e superfaturamento do contrato por meio da adulteração da quilometragem de linhas percorridas pelos ônibus escolares.

    Segundo apuração do Ministério da Transparência, o valor da quilometragem cobrado era mais que o dobro da distância real percorrida.

    Os contratos também apontavam pagamentos relativos a serviços de transporte para 22 dias letivos todos os meses, inclusive no período de férias. O esquema teria gerado prejuízos de R$ 3 milhões.

    A Folha procurou Leonardo Américo na manhã desta sexta, mas o telefone celular dele estava desligado.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024