• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 13:02:20 -03

    Lava Jato

    Conselho de Ética não apura conduta de políticos envolvidos na Lava Jato

    FELIPE BÄCHTOLD
    DE SÃO PAULO

    27/11/2016 02h00

    Eduardo Anizelli -12.mai.2016/Folhapress
    Gleisi Hoffmann (PT-PR), discursa no Senado durante sessão do impeachment
    Gleisi Hoffmann (PT-PR), discursa no Senado durante sessão do impeachment

    O Congresso caminha para encerrar 2016 sem apurar as condutas de nenhum de seus integrantes envolvidos na Lava Jato, apesar de 15 já terem sido denunciados pela Procuradoria-Geral da República.

    Passadas as cassações de Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) no Senado e de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na Câmara, não há nenhum processo aberto relacionado à Lava Jato nas duas Casas.

    Entre os deputados, o Conselho de Ética só se movimenta por três casos –duas declarações consideradas ofensivas e a polêmica das cusparadas da sessão do impeachment, com Jean Wyllys (PSOL-RJ).

    Uma senadora –Gleisi Hoffmann (PT-PR) e um deputado –Nelson Meurer (PP-PR)– já são até réus no Supremo Tribunal Federal em ações do escândalo da Petrobras.

    A situação é muito diferente de escândalos anteriores e da própria fase inicial da Lava Jato. Nos casos dos congressistas denunciados, a investigação já foi encerrada e o procurador Rodrigo Janot encontrou indícios suficientes para que fossem processados criminalmente. Outras dezenas de inquéritos sobre deputados e senadores ainda não foram concluídos.

    A Procuradoria-Geral da República acusa o senador Fernando Collor (PTC-AL), por exemplo, de liderar um "grupo criminoso" que desviou milhões da BR Distribuidora e de adquirir com o dinheiro obtido veículos como Ferrari e Lamborghini.

    No caso de Gleisi, o relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, considerou em setembro que havia indícios de prática de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O Ministério Público pede a perda de função pública e a devolução de R$ 2 milhões.

    A denúncia contra o senador Fernando Bezerra (PSB-PE) o acusa de pedir propina a construtoras em troca de incentivos tributários.

    Os congressistas acusados negam as suspeitas.

    No início da Lava Jato, na legislatura passada, o rigor foi maior: o então vice-presidente da Casa, André Vargas, foi cassado em 2014 diante da acusação de intermediar para o doleiro Alberto Youssef negócios no Ministério da Saúde. Luiz Argôlo (SD-BA) foi alvo de processo por suspeita de receber presentes de Youssef, mas seu mandato acabou antes da conclusão do caso.

    No mensalão, foram 15 processos na Câmara, com três cassações.

    O presidente do Conselho de Ética da Casa, José Carlos Araújo (PR-BA), disse que o órgão só age se provocado.

    Para o líder do PSOL na Câmara, Ivan Valente (SP), a abertura de processos depende de provas "muito contundentes". O partido foi um dos principais defensores da cassação de Cunha.

    Para o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o critério para pedir cassações deve ser a aceitação das denúncias pelo Supremo. "Não podemos banalizar a denúncia ao Conselho de Ética."

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024