• Poder

    Thursday, 28-Mar-2024 12:27:11 -03

    Temer articula com STF em prol de Renan Calheiros e PEC dos gastos

    GUSTAVO URIBE
    VALDO CRUZ
    DE BRASÍLIA

    07/12/2016 02h00

    Pedro Ladeira - 20.jun.2016/Folhapress
    O presidente do Senado, Renan Calheiros, e o presidente da República, Michel Temer
    O presidente do Senado, Renan Calheiros, e o presidente da República, Michel Temer

    Diante da crise entre Senado e Judiciário, interlocutores do presidente Michel Temer buscaram articular uma solução negociada para o embate entre os dois Poderes.

    A estratégia tem dois objetivos: tentar manter o aliado Renan no posto, mesmo depois de o ministro Marco Aurélio Mello conceder liminar afastando-o da presidência do Senado, e garantir a votação do teto dos gastos públicos na próxima semana.

    Segundo a Folha apurou, interlocutores de Temer negociam para que na sessão desta quarta-feira (7) do STF seja alterado o rumo da votação do processo que determina que um réu ocupe cargos na linha sucessória do presidente da República.

    O julgamento foi interrompido depois de um pedido de vistas do ministro Dias Toffoli, mas o placar do julgamento já tinha maioria para afastar pessoas nesta condição. O que, por sinal, ajudou a basear a decisão de Marco Aurélio ao conceder liminar para afastar Renan, que virou réu no Supremo Tribunal.

    Agora, a estratégia é convencer alguns dos seis ministros a alterarem seus votos, aprovando apenas que réu não pode ficar na linha sucessória presidencial, mas não seria afastado do cargo.

    Publicamente, o Palácio do Planalto diz que não vai interferir no processo para não tomar partido de uma ala e se desgastar com outra. Nos bastidores, porém, aliados de Temer decidiram traçar a estratégia para socorrer Renan.

    Nesta terça, Temer reuniu-se com Renan e o líder do governo no Congresso, Romero Jucá (PMDB-RR), no Palácio do Planalto, quando foi discutida a situação do presidente do Senado e também uma articulação para garantir a votação do teto.

    Temer não admite deixar para o próximo ano a votação de sua principal medida fiscal. Nesta linha, ele pretende se reunir nesta quarta-feira com o vice-presidente Jorge Viana (PT-AC) para tratar do assunto.

    O Palácio do Planalto avalia a situação de Renan como difícil, principalmente depois de ele partir para o enfrentamento, mas gostaria de encontrar uma solução negociada para a crise.

    A ministra da AGU (Advocacia-Geral da União), Gracie Mendonça, chegou a ser escalada pelo governo para sondar o posicionamento dos ministros da Suprema Corte em relação ao julgamento sobre o destino de Renan.

    Para evitar que um adiamento da votação do teto afete as perspectivas econômicas, o governo federal já iniciou conversas com integrantes do mercado financeiro para que o episódio seja desde já precificado e não afete as previsões para o ano que vem. Isto no caso de falhar a operação para aprová-lo ainda neste ano.

    Temer está disposto a negociar iniciativas de interesse dos partidos de oposição caso Viana se comprometa a manter a votação do teto.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024