• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 17:51:23 -03

    Renan mantém calendário de votação da PEC do teto

    DÉBORA ÁLVARES
    MARINA DIAS
    DE BRASÍLIA

    07/12/2016 21h06

    Eraldo Peres/Associated Press
    Brazil's Senate leader Renan Calheiros attends a meeting with trade unionists in the Federal Senate, in Brasilia, Brazil, Wednesday, Dec. 7, 2016. Brazil's top court is set to decide whether Calheiros will keep his post amid trial on corruption charges. On Monday, Justice Marco Aurelio Mello ruled that the Senate president should be removed from the leadership role while he stands trial on corruption charges. Calheiros refused to recognize the decision, raising the specter of a constitutional crisis. (AP Photo/Eraldo Peres) ORG XMIT: ERA108
    O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL)

    Mesmo com o tumulto dos últimos dias, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), vai manter a votação da PEC do teto de gastos do governo, que fixa limites para os próximos 20 anos, dentro do calendário previsto. O segundo turno no plenário deverá ocorrer na próxima terça (13) e a promulgação, pelo próprio peemedebista, na quinta (15).

    Para preservar o calendário, Renan convocou sessões para as próximas quinta (8), sexta (9) e segunda (12), quando a proposta deverá cumprir prazo regimental de discussão.

    A votação esteve no centro das preocupações dos últimos dias com a incerteza sobre a permanência do peemedebista no comando do Senado.

    Nesta quarta-feira (7), a maioria do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu manter o senador na Presidência da Casa, contra liminar do ministro Marco Aurélio que, segunda (5), afastou Renan do cargo. Alegou que, réu, ele não poderia ocupar a sucessão presidencial. O presidente do Senado é o segundo na linha sucessória.

    Um projeto que causava polêmica, o endurecimento da pena para quem cometer abuso de autoridade, não deve entrar na pauta dos próximos dias. Depois do embate público com o Judiciário, Renan foi aconselhado por aliados a baixar o tom restabelecer o entendimento entre os poderes.

    Outra pauta que estava prevista é o Orçamento de 2017. Conforme o líder do Congresso, senador Romero Jucá (PMDB-RR), a previsão é que deputados e senadores apreciem a proposta na próxima quinta (14). A sessão é conjunta e ocorre no plenário da Câmara.

    Demais propostas deverão ser discutidas. Jucá, contudo, deu a entender que não haverá esforços por outros projetos. "Matérias são priorizadas e as prioridades são o teto e o orçamento".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024