-
-
Poder
Tuesday, 29-Jul-2025 14:29:15 -03Odebrecht pagou R$ 7 mi a políticos para aprovar medida, diz delator
RUBENS VALENTE
CAMILA MATTOSO
DÉBORA ÁLVARES
LETÍCIA CASADO
DE BRASÍLIA10/12/2016 12h30
O ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho afirmou em seu acordo de delação premiada que a construtora pagou R$ 7 milhões a parlamentares de destaque no Senado e na Câmara para garantir a aprovação de uma medida provisória de interesse da companhia no Congresso.
Os recursos, segundo o executivo, foram destinados aos senadores Romero Jucá (PMDB-RR), Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), favorito para suceder Renan na presidência da Casa em 2017, Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, e Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA).
PublicidadeDe acordo com delator, Jucá, Renan e Eunício formam o que ele classifica de "grupo dominante do PMDB no Senado". "Esse fato dá a esse núcleo grande poder de barganha, pois possui a capacidade de praticamente ditar os rumos que algumas matérias serão conduzidas dentro do Senado", afirmou Melo Filho.
Continuar lendoFale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br
Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.brPublicidade -
Fica claro que os politicos nao representam os eleitores e sim as grandes empreiteiras. Os impostos sao pagos apenas por quem nao tem lobby. Nas proximas eleicoes votem apenas as direcoes dessas empresas.