• Poder

    Monday, 29-Apr-2024 07:33:47 -03

    Justiça manda prender secretários suspeitos de desvio em museu do ABC

    DE SÃO PAULO

    13/12/2016 10h24

    Joel Silva - 9.dez.2013/Folhapress
    Vista das obras do Museu do Trabalho e do Trabalhador, em São Bernardo do Campo
    Vista das obras do Museu do Trabalho e do Trabalhador, em São Bernardo do Campo

    Dois secretários e um sub-secretário da Prefeitura de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) são alvo nesta terça-feira (13) de mandados de prisão temporária expedidos no âmbito de uma investigação que apura esquema de desvio de dinheiro destinado à construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador.

    O secretário de Obras, Alfredo Luiz Buzzo, o sub-secretário de Obras, Sérgio Suster, e o secretário da Cultura, Osvaldo de Oliveira Neto, são alvo de mandados de prisão temporária.

    Concebido como um marco da gestão do prefeito Luiz Marinho (PT), o museu foi planejado para contar a história do trabalho e das greves do ABC paulista, que lançaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na política.

    A obra, iniciada em 2012 e prevista para durar nove meses, recebeu mais de R$ 14 milhões de investimento do Ministério da Cultura, mas ainda não foi concluída.

    Foram expedidos ainda outros cinco mandados de prisão temporária, oito de condução coercitiva e 16 de busca e apreensão para serem cumpridos em São Paulo, Santos, São Bernardo do Campo e Barueri. Há também mandados sendo cumpridos no Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

    Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal de São Bernardo do Campo e são cumpridos por 60 policiais federais e dez servidores da Controladoria-Geral da União.

    A Polícia Federal apura desvio de recursos obtidos por meio de convênios do Ministério da Cultura com a prefeitura e via Lei Rouanet. Há, de acordo com os investigadores, indícios de superfaturamento, subcontratação ilegal de empresas sem licitação e projetos duplicados de captação de recursos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024