• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 06:43:20 -03

    Sob salva de palmas, corpo de d. Paulo é velado na Catedral da Sé

    ANGELA BOLDRINI
    DE SÃO PAULO

    14/12/2016 20h37 - Atualizado às 00h49

    O corpo de dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo, morto aos 95 anos nesta quarta-feira (14) chegou sob salva de palmas às 20h à Catedral da Sé, onde será velado até sexta-feira (16).

    O religioso, que foi o quinto arcebispo da capital paulista e seu terceiro cardeal, será sepultado na própria cripta da catedral. Até o fim do velório, serão celebradas missas a cada duas horas. Dom Odilo Scherer, atual arcebispo de São Paulo, celebrou a primeira e celebrará a última, às 15h de sexta.

    "Dom Paulo sempre lutou pela dignidade humana, pelos direitos humanos", afirmou dom Odilo durante a celebração. "Seu lema [cada bispo da Igreja possui um] soava assim: 'de esperança em esperança'."

    Desde as 19h, fiéis e militantes esperavam a chegada do corpo de dom Paulo, ícone progressista da Igreja e símbolo da luta contra a ditadura. Após a primeira missa, que terminou por volta das 21h30, as pessoas puderam se aproximar do caixão do religioso.

    "Acompanhei todo o trabalho dele junto à população, àqueles que estavam sofrendo com a ditadura, a tortura", diz a ex-diretora de escola Cleusa Pereira, 84. "Ele foi um grande personagem na luta pela nossa liberdade."

    O público que veio homenagear o cardeal que batia de frente com os generais era composto também por aqueles que não viveram o período da ditadura. "Ele é uma inspiração para todos os cristãos e todo os militantes", afirmou Giovanna Colacioppo, 23, estudante de história.

    Católica, ela veio acompanhada do amigo protestante, Alexandre Puppo, 23. "Dom Paulo foi um ecumênico, uma figura muito importante."

    O padre Júlio Lancelotti é um dos presentes na homenagem. "Dom Paulo está do lado que sempre esteve, o lado dos pobres, dos moradores de rua", afirmou. "O seu legado é esse. Ele nunca se defendeu, sempre defendeu os mais fracos."

    AUTORIDADES

    O governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi uma das poucas autoridades que compareceram à primeira missa. O tucano foi convidado por dom Odilo a se pronunciar, mas declinou e foi embora pouco depois do fim da celebração.

    "Dom Paulo fez um trabalho maravilhoso, teve uma vida dedicada à evangelização", afirmou o governador, que é católico. "Teve também um papel importante na redemocratização, denunciando abusos que eram cometidos e clamando à população para que tivesse sua efetiva participação."

    Além dele, estavam presentes o secretário da segurança pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, o vereador reeleito Toninho Vespoli (PSOL) e o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa. Segundo a Arquidiocese, as assessorias do Planalto e dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff entraram em contato nesta quarta (14), mas não há confirmação de que virão.

    Acompanhado de um intérprete, o sheik saudita Abdel Hamid Metwally, presidente do Conselho de Imams e Assuntos Islâmicos no Brasil e imam da mesquita Brasil, a mais antiga do país, veio prestar homenagem ao arcebispo emérito.

    "Ele era uma pessoa que se destacava em apoiar as causas dos refugiados", disse. "Que sigamos o seu exemplo, pois somos todos irmãos, para servir a comunidade ao nosso entorno e a esse país."

    A missa das 22h foi celebrada por dom Cláudio Hummes, sucessor de dom Paulo na Arquidiocese. Após o fim das homenagens, uma missa de sétimo dia está marcada para o dia 21 de dezembro, às 17h, na Sé.

    Veja abaixo a programação completa das missas:

    14/12 - Quarta-feira 22h - Cardeal Cláudio Hummes

    15/12- Quinta-feira 00h - Dom Luiz Carlos Dias

    15/12 Quinta-feira 2h - Cônego José Augusto S. Brasil

    15/12 Quinta-feira 4h - Padre Reinaldo Torres

    15/12 - Quinta-feira 6h - Padre Marcelo Maróstica

    15/12 - Quinta-feira 08h - Dom José Roberto Fortes Palau

    15/12 - Quinta-feira 10h - Dom Angélico Sândalo Bernardino

    15/12 - Quinta-feira 12h - Dom Carlos Lema Garcia

    15/12 - Quinta-feira 14h- Dom Pedro Luiz Stringhinini

    15/12 - Quinta-feira 16h - Cônego Antonio Manzatto

    15/12 - Quinta-feira 18h - Dom Fernando Penteado

    15/12 - Quinta-feira 20h - Padre Júlio Lancelotti

    15/12 - Quinta-feira 22h - Dom Eduardo Vieira

    15/12 - Quinta-feira 00h - Cônego Celso Pedro da Silva

    15/12 - Sexta-feira 2h - Dom Julio Endi Akamine

    15/12 - Sexta-feira 4h -

    15/12 - Sexta-feira 6h -

    15/12 - Sexta-feira 8h -

    15/12 - Sexta-feira 10h - Frei Fidêncio Vanboemmel

    15/12 - Sexta-feira 12h -Dom Celso Queiroz

    15/12 - Sexta-feira 15h - Cardeal Odilo Pedro Scherer

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024