• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 18:30:57 -03

    Investigação vê indício de fraude em uso de gráficas na campanha de Dilma

    LETÍCIA CASADO
    DE BRASÍLIA

    15/12/2016 22h45

    O Ministério Público Eleitoral identificou indícios de "fortes traços de fraude e desvio de recursos" na prestação de contas das gráficas Rede Seg, VTPB e Focal, que prestaram serviços à campanha da chapa presidencial de Dilma Rousseff-Michel Temer na campanha de 2014.

    A informação consta de relatório da força-tarefa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), montada para analisar documentos da ação que pede a cassação da chapa. Todas as partes têm negado irregularidades.

    Em outubro, o ministro do TSE Herman Benjamin, relator da ação, determinou a criação de uma força-tarefa para trabalhar exclusivamente no processo que pode resultar na a cassação da chapa que elegeu a ex-presidente Dilma Rousseff e o então vice Michel Temer. A força-tarefa envolve órgãos e agentes técnicos de Polícia Federal, Receita Federal e Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

    Relatório da Polícia Federal anexado à ação constatou que é possível que dinheiro da campanha que serviria para pagar os contratos tenha sido desviado para "pessoas físicas e jurídicas diversas".

    "Com a análise dos dados obtidos a partir da suspensão do sigilo bancário das empresas, relatórios realizados pelo TSE e demais informações tratadas neste relatório, surge hipótese de que os recursos em tese destinados à campanha eleitoral foram, na verdade, desviados e direcionados ao enriquecimento sem causa de pessoas físicas e jurídicas diversas para benefício próprio ou, outra hipótese, que não necessariamente exclui a primeira, os recursos foram desviados e direcionados a pessoas ainda não identificadas com interposição das pessoas físicas e jurídicas diversas", informa o relatório.

    Na terça (13), o ministro Herman Benjamin disse que apresentará seu voto em 2017. Ele afirmou que foram ouvidas 37 testemunhas durante três meses, e que participou de todas as oitivas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024