• Poder

    Saturday, 04-May-2024 09:52:44 -03

    Mesmo com gafe, Temer mantém PMDB à frente da Juventude

    GUSTAVO URIBE
    DE BRASÍLIA

    13/01/2017 09h34

    Jorge Araújo - 12.jan.2017/Folhapress
    Michel Temer participa da inauguração da Escola Municipal Professor Fued Temer, em Praia Grande (SP)
    Michel Temer participa da inauguração da Escola Municipal Professor Fued Temer, em Praia Grande (SP)

    Sob pressão do partido, o presidente Michel Temer decidiu manter o PMDB à frente da secretaria nacional de Juventude, estrutura subordinada à Secretaria de Governo.

    Nesta sexta-feira (13), foi publicada a nomeação para o cargo de Francisco de Assis Costa Filho, presidente da juventude nacional do PMDB.

    Na semana passada, o antecessor do novo secretário, o peemedebista Bruno Júlio, que também comandou o núcleo partidário, deixou o posto após ter defendido chacinas em presídios brasileiros.

    Com o episódio, o governo federal cogitou indicar um nome mais experiente e fora da estrutura partidária para a função, mas desistiu diante da pressão da sigla.

    Em entrevista, Júlio havia criticado a repercussão dos massacres em presídios do Amazonas e Roraima e disse que tinha de fazer uma "chacina por semana" nas unidades prisionais brasileiras.

    Reprodução/PMDB Juventude
    Francisco de Assis Costa Filho, presidente da juventude nacional do PMDB
    Francisco de Assis Costa Filho, presidente da juventude nacional do PMDB

    Nesta sexta-feira (13), o presidente atendeu a pedido do PSC e também nomeou o especialista em saúde indígena Antonio Fernandes Toninho Costa para comandar a Funai (Fundação Nacional do Índio).

    Costa foi uma indicação do conservador PSC (Partido Social Cristão), presidido por um evangélico, Pastor Everaldo (RJ).

    Entre 2015 e 2016, Costa atuou na Câmara dos Deputados, também indicado pelo partido, como assessor em comissões da Casa.

    Anteriormente, trabalhou na Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), também havendo referências à sua atuação na Missão Evangélica Caiuá, de Dourados (MS), organização não governamental contratada pelo Ministério da Saúde para prestar assistência de saúde a indígenas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024