• Poder

    Tuesday, 30-Apr-2024 12:10:12 -03

    Morte na Lava Jato

    STF deve escolher imediatamente novo relator da Lava Jato, defende Marco Aurélio

    BERNARDO MELLO FRANCO
    COLUNISTA DA FOLHA

    19/01/2017 19h01

    O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, defende que os processos da Operação Lava Jato sejam redistribuídos imediatamente.

    Ele disse à Folha que o Supremo não pode aguardar a nomeação de um novo ministro para a vaga de Teori Zavascki, morto em acidente aéreo nesta quinta (19).

    Pedro Ladeira/Folhapress
    BRASILIA, DF, BRASIL, 03-11-2016, 14h00: Sessão plenária do STF. A ministra Carmen Lúcia preside a sessão que deve julgar ação que impede réus de ocuparem cargos da linha sucessória da presidência da República. O ministro Marco Aurélio Mello é o relator da ação. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
    O ministro Marco Aurélio Mello

    "A regra revela que os processos aguardam a indicação do sucessor. Mas há precedentes que exigem a redistribuição imediata da relatoria de inquéritos e ações penais", disse.

    "Não podemos aguardar que o presidente da República indique um novo ministro, que ainda teria que ser sabatinado e aprovado pelo Senado. Já tivemos nomeações que demoraram quase um ano", acrescentou.

    Marco Aurélio defende que o novo relator seja escolhido entre os ministros que integram a 2ª Turma do Supremo, à qual pertencia Teori Zavascki.

    Os ministros da 2ª Turma são: Gilmar Mendes, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli.

    O ministro Marco Aurélio ressalvou que a decisão caberá à presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia. "Se eu fosse presidente, esta seria a deliberação", disse.

    O ministro lamentou a morte do colega Teori Zavascki, a quem definiu como um grande juiz. "Ele preservava o bom humor e atuava com desassombro. Para ele, processo não tinha capa, tinha conteúdo", disse.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024