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    Morte na Lava Jato

    Falha humana lidera causas de acidentes com a série King Air

    RUBENS VALENTE
    DE BRASÍLIA

    26/01/2017 00h56

    As investigações da Aeronáutica sobre dez acidentes e incidentes graves ocorridos nos últimos dez anos com aviões King Air revelaram que, em sete dos casos, a falha humana esteve entre os principais fatores que contribuíram para a queda.

    Os acidentes e incidentes causaram a morte de nove pessoas ao todo.

    Os dez casos considerados pela Folha a partir dos relatórios do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes) são de aviões da mesma série C90.

    O avião em que Teori Zavascki e mais quatro pessoas morreram na quinta-feira (19) era um modelo C90GT. Dos dez casos ocorridos entre 2006 e 2015, seis eram C90A, três, C90 e outros dois, GTi. Há diferenças entre os modelos, mas são considerados da mesma "família" do turboélice fabricado pela empresa norte-americana Beechcraft.

    No mesmo período de dez anos, houve outros acidentes com King Air da série C90, como o ocorrido em janeiro de 2016 e que matou duas pessoas também próximo a Paraty (RJ). O relatório final sobre esse acidente, contudo, ainda não foi liberado pelo Cenipa.

    Nas investigações, o Cenipa faz uma análise sobre os fatores que contribuíram para o acidente e lista recomendações para evitar repetição dos erros. Os relatórios analisam os fatores humanos, materiais, concernentes à aeronave, e os relativos aos órgãos de tráfego aéreo.

    *

    OS ACIDENTES COM O KING AIR
    Centro de investigação da Aeronáutica aponta falha humana em quedas do King Air

    Data: 15.mai.2006
    |15.12.2016 - Ãltimo soM***|

    O que houve: Em pouso de emergência com um motor inoperante, a aeronave ultrapassou os limites da pista e caiu em um barranco
    Ocupantes: 1 piloto e 7 passageiros
    Mortes: 0
    Origem: Campo de Marte (SP)
    Destino: Ribeirão Preto (SP)
    Causas apontadas: avaria em palheta de motor
    Recomendação: melhorias em manutenção

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    Data: 13.jun.2009

    15.12.2016 - Ãltimo soM***

    O que houve: Em aproximação final para pouso, avião tocou em monte de terra e chocou-se contra um carro. Piloto relatou chuva
    Ocupantes: 1 piloto e 2 passageiros
    Mortes: 0
    Origem: Belo Horizonte (MG)
    Destino: Nanuque (MG)
    Causas apontadas: Execução de uma curva acentuada, pelo piloto, na aproximação final; "falta de atenção às condições de voo visual"; clima adverso
    Recomendação: reforçar orientação a tripulantes sobre instruções de descida; melhorias no aeródromo

    *

    Data: 26.ago.2009

    |15.12.2016 - Ãltimo soM***|
    O que houve: Nos procedimentos de partida, perdeu controle em solo, se movimentou e colidiu contra 3 aviões estacionados no pátio
    Ocupantes: 2 pilotos e 1 mecânico
    Mortes: 0
    Origem: Congonhas-SP
    Destino: Rio de Janeiro
    Causas apontadas: manutenção indevida por mecânico tripulante
    Recomendação: divulgar o relatório em palestras e cursos de formação de profissionais do setor

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    Data: 30.abr.2010
    |15.12.2016 - Ãltimo soM***|
    O que houve: durante corrida para a decolagem, houve desprendimento da carenagem superior do motor direito
    Ocupantes: 2 pilotos e 6 passageiros
    Mortes: 0
    Origem: Salvador (BA)
    Destino: Porto Seguro (BA)
    Causas apontadas: Falha em operação do fecho da carenagem
    Recomendação: "Divulgar este relatório final, alertando para a observação"

    *

    Data: 12.dez.2010
    |15.12.2016 - Ãltimo soM***|
    O que houve: Na aproximação final para pouso, avião sofreu forte turbulência e caiu em uma plantação de soja; chovia muito
    Ocupantes: 2 pilotos e 5 passageiros
    Mortes: 0
    Origem: Uberaba (MG)
    Destino: Londrina (PR)
    Causas apontadas: "Prejuízo ao foco de atenção aos procedimentos de pouso"; "excessiva confiança no piloto"
    Recomendação: Divulgar a investigação aos operadores da aviação geral

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    Data: 20.abr.2012
    |15.12.2016 - Ãltimo soM***|
    O que houve: durante o pouso, após o piloto declarar emergência, avião colidiu contra o solo a 180 m da cabeceira da pista
    Ocupantes: 1 piloto
    Mortes: 1
    Origem: Jundiaí
    Destino: Jundiaí
    Causas apontadas: Pouca experiência do piloto; "pode ter aplicado comando de pedal de forma inadequada"
    Recomendação: Reavaliar o nível de fiscalização de modo a impedir violações verificadas

    *

    Data: 9.jun.2012
    |15.12.2016 - Ãltimo soM***|
    O que houve: No voo, piloto disse ter ouvido barulho no motor esquerdo e por isso o cortou. Fez pouso de emergência em Varginha (MG)
    Ocupantes: 2 pilotos e 2 passageiros
    Mortes: 0
    Origem: São Paulo
    Destino: Lavras (MG)
    Causas apontadas: Vazamento de óleo lubrificante e despalhetamento do motor
    Recomendação: Não houve

    *

    Data: 03.fev.2013
    |15.12.2016 - Ãltimo soM***|
    O que houve: Meia hora após a decolagem, avião perdeu contato com controle aéreo e caiu em área rural em Cândido Mota (SP)
    Ocupantes: 1 piloto e 4 passageiros
    Mortes: 5
    Origem: Maringá (PR)
    Destino: Congonhas (SP)
    Causas apontadas: Condições metereológicas adversas, causando "formação de gelo na aeronave"; porém o piloto teve problemas de atenção e percepção
    Recomendação: Reforçar treinamento em cursos aprovados por setores governamentais

    *

    Data: 03.dez.2013
    |15.12.2016 - Ãltimo soM***|
    O que houve: Falha na luz de indicação de trem de pouso; em solo, houve recolhimento anormal do trem, colidindo com pás da hélice
    Ocupantes: 1 piloto e 3 passageiros
    Mortes: 0
    Origem: Curitiba (PR)
    Destino: Curitiba (PR)
    Causas apontadas: "Esquecimento do piloto"; "procedimentos de emergência foram omitidos, apesar da experiência do piloto no modelo"
    Recomendação: Não houve

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    Data: 07.jun.2015
    |15.12.2016 - Ãltimo soM***|
    O que houve: ao final de uma manobra arriscada para decolagem, a aeronave entrou em parafuso e caiu sem controle
    Ocupantes: 2 pilotos e 1 passageiro
    Mortes: 3
    Origem: Belo Horizonte (MG)
    Destino: Setubinha (MG)
    Causas apontadas: Cenipa paralisou investigação porque houve 'níveis de segurança abaixo dos mínimos aceitáveis estabelecidos pelo Estado brasileiro'
    Recomendação: Não houve

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