• Poder

    Wednesday, 01-May-2024 12:08:56 -03

    Lava Jato

    Cabral é alvo de nova denúncia na Operação Lava Jato

    ITALO NOGUEIRA
    DO RIO

    21/02/2017 15h14

    Geraldo Bubniak/Agencia O Globo
    *** USO ONLINE *** Curitiba (PR), LAVA JATO -O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB) realiza exame corpo delito no IML em Curitiba neste sabado (10). Ele esta preso desde o dia 17 de novembro no Complexo Penitenciario de Gericino (Bangu), com outros presos na Operacao Calicute, deflagrada pela Polícia Federal e do Ministério Público Federal. Foto: Geraldo Bubniak/ Agencia O Globo ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB), preso desde o dia 17 de novembro

    O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) foi alvo nesta terça-feira (21) da quinta denúncia pela Operação Lava Jato por lavagem de dinheiro, junto com Carlos Emanuel Miranda e Ary Filho, apontados como operadores do esquema.

    A nova acusação refere-se ao uso de concessionária de carros na Barra da Tijuca (zona oeste) para lavar dinheiro. As empresas repassavam recursos à consultoria de Carlos Emanuel Miranda usando contratos simulados.

    De acordo com o Ministério Público Federal, os três cometeram o crime em 148 oportunidades. Além das consultorias simuladas, houve a compra de automóveis e imóveis por meio das empresas de Adriano José Martins, dono das concessionárias que firmou delação premiada.

    "Os crimes de lavagem de dinheiro cometidos pelo grupo criminoso foram descobertos a partir de colaboração premiada, em que foram apresentadas provas de transações no valor de R$ 10,17 milhões, ocorridas entre 30 de agosto de 2007 e 28 de setembro de 2015.

    Os conjuntos de atos de lavagem de dinheiro narrados tinham por objetivo converter os recursos de propina em ativos de aparência lícita e/ou distanciar ainda mais de sua origem ilícita o dinheiro derivado de crimes de corrupção praticados pela organização criminosa", afirma a Procuradoria

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024