• Poder

    Tuesday, 30-Apr-2024 18:20:28 -03

    STF indica nomes para Temer escolher novo ministro do TSE

    LETÍCIA CASADO
    DE BRASÍLIA

    23/02/2017 15h38

    Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) elegeram nesta quinta (23) a lista tríplice que será levada ao presidente Michel Temer para a vaga no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que será aberta em abril com a saída de Henrique Neves.

    Eles indicaram Admar Gonzaga, Tarcisio Vieira Neto (que já atuam como ministros substitutos no TSE) e Sérgio Banhos. Eles são os indicados para uma das vagas da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no TSE.

    Temer pode aceitar a sugestão ou ignorar os nomes e indicar outra pessoa.

    O novo ministro deve participar do julgamento da ação que contesta a chapa Dilma Rousseff-Michel Temer em 2014, acusada pelo PSDB de ser financiada com dinheiro ilícito. O relator, ministro Herman Benjamin, está tomando os últimos depoimentos de testemunhas e na próxima semana deve ouvir alguns delatores da Odebrecht.

    Além da vaga de Henrique Neves, Temer vai nomear outro ministro para o TSE, para a cadeira de Luciana Lóssio, que deixa a corte em maio.

    O plenário do TSE é formado por sete ministros, sendo três do Supremo, dois do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e dois integrantes da advocacia. Cada ministro tem um substituto oriundo da mesma classe do titular (STF, STJ ou advogado).

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024