• Poder

    Thursday, 28-Mar-2024 17:36:37 -03

    Lava Jato

    Só 4 de 50 políticos alvos de Janot na Lava Jato são réus

    RUBENS VALENTE
    DE BRASÍLIA

    06/03/2017 02h00

    Reprodução -18.jan.2017/WEF
    18/01/2017, Davos - World Economic Forum Seguir - Shaping the Future of Latin America. O procurador brasileiro Rodrigo Janot fala durante o Forum. (Foto: Reproducao/WEF) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    O procurador-geral da República, Rodrigo Janot

    Anunciada com impacto, a primeira lista de investigados pela Procuradoria-Geral da República na Lava Jato, um total de 27 inquéritos abertos em março de 2015, teve pouca consequência jurídica até agora.

    Apenas 8% dos 50 políticos investigados se tornaram réus por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e nenhum deles havia sido condenado até a última sexta-feira (3).

    A divulgação de uma segunda "lista de Janot" é aguardada para os próximos dias, agora como resultado de delações premiadas de 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht.

    Conforme mostrou a Folha, dois ministros (Eliseu Padilha e Moreira Franco) e senadores de PMDB e PSDB estão na nova relação de pedidos de inquérito.

    Há dois anos, as investigações também começaram a partir de depoimentos prestados em acordos de colaboração. O anúncio da lista, na noite do dia 6 de março de 2015, foi cercado de expectativa. Ao longo de meses, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, manejou a relação em sigilo.

    O ministro Teori Zavascki, então relator da Lava Jato, acolheu todos os pedidos e autorizou a abertura de 25 inquéritos. O STJ abriu mais dois.

    Dois anos depois, 40% das 27 investigações foram arquivadas no todo ou em parte ou juntadas a outra apuração e outros 17 casos seguem em aberto, sem conclusão.

    Em seis inquéritos, a PGR já apresentou a denúncia, mas o STF ainda não decidiu o que vai fazer. A denúncia mais antiga é a que trata do deputado Vander Loubet (PT-MS). Um ano e três meses depois, o caso continua inconcluso.

    Os inquéritos abertos em março de 2015 envolviam 50 políticos com foro privilegiado no Supremo e no STJ, alguns dos quais ex-parlamentares, mas que seguiram sob investigação nos tribunais.

    Desse total, apenas quatro dos investigados viraram réus: o então deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e os deputados Nelson Meurer (PP-RJ) e Aníbal Gomes (PMDB-CE).

    Diferentemente do que ocorre na primeira instância da Justiça Federal em Curitiba (PR), onde delegados da Polícia Federal e procuradores dividem as investigações e podem se dirigir, com petições, ao juiz Sérgio Moro, no STF e no STJ quem organiza e comanda a investigação é a PGR.

    Eventuais pedidos de quebra de sigilo bancário, telefônico e fiscal ou de autorização para outras diligências são feitos por Janot ao ministro relator no Supremo. A PF participa por meio de um grupo destacado para atuar em inquéritos que tramitam nos tribunais superiores.

    A Folha apurou que, nos bastidores, policiais federais criticam a fórmula adotada pela PGR, como abrir procedimentos por nome dos políticos, em vez de apurar primeiro os fatos e só depois separar os casos. Outra crítica reside no fato de os delegados serem impedidos de participar da tomada de depoimentos dos delatores.

    As declarações já chegam prontas aos policiais, que se ocupam de confirmá-las ou não. Policiais acreditam que as homologações das delações só deveriam ocorrer após uma investigação prévia. Atualmente, a PGR pede ao STF a homologação dos acordos antes disso.

    Conforme a Folha divulgou em novembro passado, pelo menos dez investigações abertas na Lava Jato pela PGR no STF já foram arquivadas devido a inconsistências e fragilidades nas delações premiadas. Desse total, seis foram de inquéritos abertos na primeira "lista de Janot".

    BALANÇO POSITIVO

    Na sexta (3), a reportagem encaminhou perguntas à PGR com os números do levantamento feito pela Folha sobre a primeira lista de Janot.

    Quase duas horas depois, a PGR divulgou à imprensa um texto no qual faz um balanço positivo da Lava Jato desde 2015, abrangendo toda a investigação.

    Segundo a PGR, desde março de 2015, com "o aprofundamento das investigações", foram "descobertos fatos novos e surgiram mais envolvidos, com a abertura de outros nove inquéritos".

    A procuradoria diz que já foi apresentado ao STF um total de "20 denúncias com 59 acusados (sem repetição de nomes), sendo que só em 5 casos houve recebimento [da denúncia] pela Suprema Corte".

    O órgão considera 28 inquéritos abertos em março de 2015, e não 27, como apurou a Folha.

    Segundo o texto, Janot declarou que houve avanços "com desenvolvimento de técnicas de investigação", além de "mais agilidade nos trâmites dos processos de pessoas com prerrogativa de foro".

    DOIS ANOS DEPOISPrimeira lista de Janot teve pouca consequência jurídica

    CRONOLOGIA

    ago.14
    Primeiras delações de Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef chegam à PGR (Procuradoria Geral da República)

    set.14
    CPI da Petrobras tenta acesso à delações, mas PGR se recusa a entregar, sob o argumento de que prejudicaria as investigações

    set.14-fev.15
    Imprensa começa a divulgar nomes vazados da "lista de Janot", políticos que seriam alvos de inquérito no STF

    6.mar.15
    Janot entrega ao ministro do STF Teori Zavascki os pedidos para abertura de 25 inquéritos

    12.mar.15
    PGR pede ao STJ abertura de mais dois inquéritos, sobre os governadores Tião Viana (PT-AC) e Luiz Pezão (PMDB-RJ) e o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB)

    30.jan.17
    STF homologa delações de 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht, o que daria origem a uma segunda "lista de Janot", aguardada para março de 2017

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024