• Poder

    Saturday, 04-May-2024 04:14:00 -03

    Vazamento de barragem no São Francisco causa dano em estrada

    FABIO VICTOR
    ENVIADO ESPECIAL A SERTÂNIA (PE)

    11/03/2017 02h00

    Eduardo Knapp/Folhapress
    Sertania, PB, BRASIL, 10-03-2017: Inauguracao do trecho leste da obra de transposicao do rio Sao Francisco. Obra de reconstrucao da Estrada Maximiano Campos apos ser atingida com a inundacao provocada pelo rompimento da barragem Barreiro na cidade de Sertania (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress, PODER).
    Estrada Maximiano Campos após o rompimento da barragem Barreiro, na cidade de Sertânia (PE)

    Entre outros estragos, como desalojamento de famílias e morte de animais, o vazamento de uma das barragens da transposição do rio São Francisco abriu uma enorme fenda numa estrada estadual em Pernambuco, causando a interdição da pista. Um desvio de barro foi improvisado, e operários trabalham para reformar o dano.

    O vazamento, na semana passada, ocorreu na barragem do reservatório Barreiro, em Sertânia (PE), uma das quatro do trecho final do eixo leste da transposição, no semiárido nordestino.

    Nesta sexta (10), o presidente Michel Temer esteve em Sertânia e em Monteiro (PB) para eventos relacionados ao projeto.

    Proprietários de um sítio ao lado da estrada que abriu, os agricultores Antônio Pinheiro, 70, e Acidália Pinheiro, 60, casados, mal ligavam para a festa que se instalou nas cidades da região com a chegada das águas: lamentavam as perdas causadas pelo principal acidente desta fase da transposição.

    Graças a um poço artesiano, o casal tem em sua pequena propriedade lavouras de mandioca, manga, goiaba, mamão, acerola e melão, entre outras.

    A enxurrada provocada pelo vazamento destruiu tudo, inclusive a estrutura do poço. "Só ficou pedra. Por pouco não levou nossa casa", conta Acidália.

    Segundo ela, uma responsável pela obra disse que haveria algum tipo de recompensa, sem especificar qual.

    Com capacidade para 2,61 milhões de metros cúbicos de água, o reservatório começou a ser enchido em 25 de fevereiro. Uma semana depois, aconteceu o vazamento. O Ministério da Integração Nacional informou que sua equipe técnica vedou totalmente o vazamento e reforçou a estrutura da barragem.

    O Ministério Público Federal em Monteiro pediu informações técnicas à pasta e acompanha o caso.

    Inaugurada há pouco mais de um ano, a estrada estadual danificada fica no distrito de Rio da Barra e se chama "Escritor Maximiano Campos", em homenagem ao pai de Eduardo Campos, que governou Pernambuco e morreu num acidente aéreo em 2014.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024