• Poder

    Friday, 03-May-2024 19:14:31 -03

    Lava Jato

    STJ nega pedido de liberdade de Palocci, preso pela Lava Jato

    LETÍCIA CASADO
    DE BRASÍLIA

    18/04/2017 18h44

    Rodolfo Buhrer -26.set.2016/Reuters
    Antonio Palocci (front), former finance minister and presidential chief of staff in recent Workers Party (PT) governments, is escorted by federal police officers as he leaves the Institute of Forensic Science in Curitiba, Brazil, September 26, 2016. REUTERS/Rodolfo Buhrer ORG XMIT: BRA103
    O ex-ministro Antonio Palocci, preso pela Lava Jato

    O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou nesta terça-feira (18) pedido de liberdade feito pela defesa do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, preso desde setembro pela Lava Jato em Curitiba.

    Palocci é réu por corrupção e lavagem em um processo conduzido pelo juiz Sergio Moro. De acordo com as investigações, ele tinha papel proeminente no esquema de corrupção e coordenou repasses de mais de US$ 10 milhões em propina ao PT.

    Relator dos recursos da Lava Jato no STJ, o ministro Felix Fischer avaliou que não há constrangimento ilegal que justifique a soltura do ex-ministro.

    No entendimento de Fischer, a prisão é necessária para a garantia da ordem pública, uma vez que foi decretada para combater a corrupção sistêmica. E, como há indícios de materialidade e de autoria dos crimes, se justifica a manutenção da prisão preventiva, segundo o ministro.

    O voto do relator foi seguido pelos outros quatro ministros que compõem a Quinta Turma do STJ: Jorge Mussi, Reynaldo Soares da Fonseca, Marcelo Navarro e Joel Paciornik.

    A defesa de Palocci já esperava a derrota no STJ. Conforme mostrou a Folha, o petista já deu o primeiro passo para sua delação premiada. Há cerca de duas semanas ele teve uma reunião sobre o assunto na Polícia Federal em Curitiba, onde está preso.

    Pessoas ligadas a Palocci dizem que os principais temas que o político pretende tratar envolvem corrupção de empresas do sistema financeiro, como bancos, além de conglomerados que não integram grupos de empreiteiras.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024