• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 23:39:35 -03

    Lava Jato

    Lula já usou jatinho de ex-ministro de quem é amigo ao menos 15 vezes

    CAROLINA LINHARES
    DE BELO HORIZONTE

    11/05/2017 18h59

    Mastrangelo Reino - 22.set.2011/Folhapress
    SAO PAULO,SP, BRASIL 22-09-2011-O ex ministro Walfrido dos Mares Guia no aniversario de Erika dos Mares Guia.( Foto:Mastrangelo Reino / Folhapress ILUSTRADA)*****EXCLUSIVO MONICA BEGAMO******
    O ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, acusado no mensalão mineiro

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Walfrido dos Mares Guia, 74, acusado no mensalão mineiro, não se conheciam até 2003, quando o empresário foi nomeado ministro do Turismo no primeiro mandato do petista.

    Desde então suas famílias construíram uma relação de amizade e confiança, o que permitiu a Lula tomar emprestado o avião Cessna Citation CJ3 de Mares Guia ao menos 15 vezes desde 2013.

    A última delas foi na quarta-feira (10), para prestar depoimento ao juiz Sergio Moro, em Curitiba. A Folha não conseguiu contato com Mares Guia nesta quinta (11), mas o ex-ministro afirmou, no ano passado, que emprestava o jatinho como uma forma de "gentileza e amizade".

    Na ocasião, em março de 2016, Lula foi a Brasília para reuniões com a ex-presidente Dilma Rousseff após ter sido impedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) de assumir a Casa Civil. À Folha, Mares Guia afirmou: "O avião é meu, empresto para quem desejo".

    Na ação sobre o tríplex, que teve o depoimento de Lula na quarta, Mares Guia já depôs em março como testemunha de defesa. Ele também é uma das 86 testemunhas apontadas pelo ex-presidente em outro processo na Lava Jato. Segundo a assessoria do ex-ministro, ainda não houve notificação para o depoimento e, quando houver, ele avaliará a conveniência, pois está com viagem marcada.

    Em 2007, no mesmo ano em que assumiu o posto de ministro das Relações Institucionais do governo Lula, Mares Guia renunciou após ter sido denunciado por participação no chamado mensalão mineiro. O esquema, operado pelo publicitário Marcos Valério, envolvia arrecadação de caixa dois para a campanha de Eduardo Azeredo (PSDB) ao governo de Minas em 1998.

    Mares Guia nega ter relação com a campanha de Azeredo, de quem foi vice-governador entre 1995 e 1999. A denúncia por formação de quadrilha e peculato chegou a ser recebida pela Justiça, mas prescreveu em 2014 sem julgamento.

    Como deputado federal pelo PTB, Mares Guia atuou na campanha de Ciro Gomes à Presidência em 2002. Depois do apoio a Lula no segundo turno, acabou ocupando a pasta do Turismo, reservada para seu partido.

    O empresário iniciou a carreira pública como secretário municipal de Planejamento em Belo Horizonte no ano de 1983. Em 1991, assume a Secretaria de Educação de Minas Gerais e, em 1998, é eleito deputado federal pelo PTB. A assessoria de imprensa de Mares Guia afirmou que sua vida política não começou no mensalão e que ele é um homem público digno.

    EMPRESAS

    O avião está registrado no nome da empresa Samos Participações, que Mares Guia constituiu para administrar suas ações em duas outras firmas no ramo da educação e da saúde.

    Nos anos 1960, Mares Guia foi um dos fundadores do curso pré-vestibular Pitágoras, hoje uma rede de ensino que faz parte do conglomerado Kroton. O grupo fechou 2016 com quase 910 mil alunos de graduação e pós-graduação e mais 230 mil na educação básica.

    Além de deter ações do grupo, o ex-ministro faz parte do Conselho de Administração da Kroton, que abriu capital na BM&F Bovespa em 2007. Na época, Walfrido ampliou seus bens em R$ 23,5 milhões (atualmente cerca de R$ 43 milhões) com o negócio.

    No ano que vem, começará a operar em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, a Biomm, empresa de biotecnologia aplicada à saúde que sucederá a Biobrás, produtora de insulina vendida em 2002. Mares Guia é conselheiro da empresa e detém 10% das ações. Outros 22% estão em nome do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) e do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais).

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024