• Poder

    Thursday, 25-Apr-2024 10:21:18 -03

    Lava Jato

    Lula entra com reclamação contra Sergio Moro no CNJ

    DE CURITIBA

    12/05/2017 10h35

    Reprodução/Vídeo
    Quem é Quem - Lula - Moro - Depoimento - Curitiba - Lava Jato - Tríplex
    Lula e seus advogados durante o depoimento ao juiz Sergio Moro

    A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com uma reclamação disciplinar contra o juiz Sergio Moro no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por causa da negativa do magistrado em permitir que a defesa filmasse o depoimento em Curitiba, na quarta (10).

    O pedido, feito um dia antes da audiência pelo advogado Cristiano Zanin Martins e pelo próprio Lula, ainda não foi avaliado pelo corregedor nacional de Justiça.

    A informação foi antecipada nesta sexta (12) pelo jornal "O Globo".

    Os advogados do ex-presidente têm dito que a proibição viola deveres que a lei impõe ao magistrado. Eles citam previsão do Código de Processo Civil que autoriza o advogado a filmar o processo, assim como a Justiça tem o direito de filmar. Chegaram a recorrer ao TRF (Tribunal Regional Federal), mas também tiveram o pleito negado.

    Ao proibir a gravação, Moro justificou que a defesa podia usar as imagens "não com finalidades privadas ou com propósitos compatíveis com os admitidos pelo processo", mas com fins "político-partidários". Ainda disse que não há norma no Código de Processo Penal, ao contrário do civil, sobre o tema.

    Caso o CNJ encontre elementos que apontem a possibilidade de o juiz Sergio Moro ter cometido irregularidades, podem abrir um processo disciplinar contra o magistrado.

    Procurada, a Justiça Federal em Curitiba informou que Moro não irá se manifestar.

    *

    Assista ao vídeo

    *

    -

    O depoimento em cinco pontos

    Os principais assuntos do interrogatório de Lula

    Marisa Letícia - Ícone para arte-texto - Ícones - Tópicos - Poder

    Marisa Letícia
    Lula atribuiu à ex-primeira-dama, que morreu em fevereiro, decisões sobre o tríplex. Disse, por exemplo, que, sem que soubesse, ela visitou o imóvel em 2014, período em que ele diz já ter desistido do negócio

    "Eu não sabia que tinha tido visita. Não sei o senhor tem mulher, mas nem sempre ela pergunta para a gente o que vai fazer."

    Renato Duque - Ícone para arte-texto - Ícones - Tópicos - Poder

    Renato Duque
    O petista confirmou que teve um encontro com o ex-diretor da Petrobras, que na semana passada relatou que reunião ocorrida em hangar do Aeroporto de Congonhas, em 2014. Lula afirmou que quem organizou o encontro, a seu pedido, foi o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, que hoje está preso no Paraná

    "Tinha vários boatos no jornal de corrupção, de conta no exterior. Pedi para o Vaccari trazer o Duque para conversar. Não tenho ideia, doutor [da data]. A pergunta que eu fiz para o Duque foi simples: tem matérias nos jornais, tem denúncias de que você tem dinheiro no exterior, pegando da Petrobras. Você tem conta no exterior? Ele disse: "Não tenho". Acabou."

    Petrobras - Ícone para arte-texto - Ícones - Tópicos - Poder

    'Não sabia'
    O ex-presidente, em diversos momentos, negou ter conhecimento de questões apontadas pela acusação, entre elas a armazenagem de bens paga pela OAS. Lula falou que não sabia de irregularidades na Petrobras e que não escolhia os nomeados para o segundo escalão

    "Quem monta cartel para roubar não conta para ninguém. O presidente da República não participa do processo de licitação da Petrobras."

    Michel Temer - Ícone para arte-texto - Ícones - Tópicos - Poder

    'Caçada jurídica'
    Lula se queixou de perseguição pelo Ministério Público Federal e pelo Judiciário. Sugeriu uma investigação sobre a montagem do ministério do governo de Michel Temer e relembrou episódios da Lava Jato, como a busca em seu apartamento e a divulgação de conversas de sua família

    "O que aconteceu nos últimos 30 dias vai passar para a história como o mês Lula. Porque foi o mês em que vocês trabalharam, sobretudo o Ministério Público, para trazer todo mundo para falar uma senha chamada Lula. O objetivo era dizer Lula. Se não dissesse Lula, não valia."

    Lula - Ícone para arte-texto - Ícones - Tópicos - Poder

    2018
    Lula se assumiu como candidato na eleição presidencial do próximo ano. Moro tentou abreviar ocasiões de falas "eleitorais" após a audiência, discursou para militantes em Curitiba

    "Eu tava encerrando a minha carreira política. Mas agora, depois de tudo o que está acontecendo, estou dizendo em alto e bom som que vou querer ser candidato em 2018"

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024