• Poder

    Friday, 03-May-2024 01:36:43 -03

    PMDB de SP acena a Doria por apoio a candidatura de Paulo Skaf

    PAULO GAMA
    DE SÃO PAULO

    16/05/2017 02h00

    O apoio do PMDB a uma possível candidatura de João Doria à Presidência da República em 2018 passou a ser defendido no diretório paulista da sigla como maneira de tentar atrair o PSDB para a chapa de Paulo Skaf à sucessão de Geraldo Alckmin.

    O PMDB lançou a candidatura de Skaf ao governo no fim de semana passado. Daqui até o fim do ano, há mais oito encontros regionais do partido no Estado, que devem servir de palco para a promoção de sua candidatura.

    Os dirigentes em São Paulo partem da premissa de que Michel Temer, mesmo mantendo os baixos índices de popularidade, desempenhará no mínimo um papel relevante na costura dos acordos políticos e eleitorais para sua sucessão no ano que vem.

    Com esse cenário e com a "onda Doria" em parte do PSDB e do eleitorado, querem que ele atue para selar uma aliança em torno do prefeito em troca do apoio dos tucanos à candidatura de Skaf ao Palácio dos Bandeirantes.

    O cenário já foi levado a Temer por um auxiliar próximo. Os peemedebistas de São Paulo trabalham com o cenário em que Doria deixará a prefeitura para se candidatar em 2018 –seja à Presidência, seja ao governo paulista.

    Os próprios aliados de Skaf reconhecem que, se o tucano optar por concorrer ao governo estadual, inviabiliza a candidatura do peemedebista, já que a comparação direta entre os dois tende a favorecer Doria.

    Se Doria optar por concorrer ao Bandeirantes, aliados dizem que Skaf tende, inclusive, a desistir da disputa em São Paulo.

    A dobradinha com Doria, segundo reconhecem os próprios peemedebistas, enfrenta obstáculos, como convencer o PMDB a abrir mão da tentativa de ficar no poder.

    O PSDB paulista também tem resistência a apoiar uma candidatura à sucessão de Alckmin que não seja tucana.

    Um terceiro impeditivo é a restrição que aliados de Doria impõem a uma aliança com Skaf, citado na Operação Lava Jato.

    Fabio Braga - 30.set.2014/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL, 30-09-2014: O presidente da Fiesp, Paulo Skaf. A TV Globo promove debate entre os candidatos ao governo de Sao Paulo. Mediado pelo jornalista Cesar Tralli, o debate tera a participacao dos sete candidatos com representacao na Camara dos Deputados: Geraldo Alckmin (PSDB), Alexandre Padilha (PT), Paulo Skaf (PMDB), Gilberto Maringoni (PSOL), Gilberto Natalini (PV), Walter Ciglioni (PRTB) e Laércio Benko (PHS). (Foto: Fabio Braga/Folhapress, PODER).
    Paulo Skaf, durante debate na campanha eleitoral de 2014
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024