• Poder

    Thursday, 28-Mar-2024 08:32:18 -03

    Lava Jato

    Temer diz a amigos que concordou com 'ajuda humanitária' a Cunha

    MÔNICA BERGAMO
    COLUNISTA DA FOLHA

    18/05/2017 13h00 - Atualizado às 21h04
    Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Eraldo Peres/Associated Press
    Brazil's President Michel Temer listens in during a event at the Brazilian Institute of Research in Brasilia, Brazil, Monday, May 8, 2017. A year after taking power amid a bitter impeachment battle, the promises by Brazilian President Michel Temer are on hold or lost. (AP Photo/Eraldo Peres) ORG XMIT: ERA303
    O presidente Michel Temes durante evento em Brasília em 8 de maio

    O presidente Michel Temer tem dado explicações a amigos e conselheiros próximos sobre as razões que o teriam levado a incentivar o empresário Joesley Batista, da JBS, a ajudar Eduardo Cunha e o doleiro Lucio Funaro, que estão presos.

    Segundo os relatos, Temer saberia que a família de Cunha passa por grandes dificuldades financeiras, já que ele está com todos os bens bloqueados.

    Por isso, ao ouvir de Joesley que o empresário estava pagando uma mesada ao parlamentar, o presidente apoiou a iniciativa.

    "Foi tudo num contexto humanitário. O presidente diz que jamais pensou que isso poderia beneficiá-lo com o silêncio do Cunha", diz um amigo que conversou com o presidente.

    No áudio da gravação feita por Joesley e entregue ao Ministério Público Federal, o empresário diz que havia "zerado as pendências" com Cunha, no que sugere a compra do silêncio do ex-deputado, segundo a Procuradoria-Geral da República.

    Em delação premiada, Joesley afirmou ter pago para Cunha R$ 5 milhões após a prisão dele, em outubro do ano passado, em um "saldo de propina" remanescente que possuía.
    Após ouvir do empresário que ele estava "de bem com o Eduardo, o presidente respondeu: "É. Tem que manter isso, viu?"

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024