• Poder

    Monday, 29-Apr-2024 10:34:46 -03

    Lava Jato

    ANÁLISE

    Em gesto desesperado, presidente coloca suas últimas fichas na mesa

    IGOR GIELOW
    DE SÃO PAULO

    18/05/2017 16h55

    Michel Temer (PMDB) apostou no tudo ou nada com seu "dia do fico", que pode ou não ter 24 horas de duração. O presidente foi incisivo como talvez nunca tenha sido antes em sua defesa, mas os comentários de aliados que o assistiam pela TV deixavam claro que talvez ele não tenha sido exatamente convincente.

    A avaliação, contudo, evoluiu no começo da noite de quinta (18). A divulgação dos áudios inconclusivos sobre a acusação de que deu aval ao pagamento para calar o ex-deputado Eduardo Cunha reforçou a impressão entre aliados de que Temer tem uma linha de defesa sólida neste ponto, mesmo que na conversa com Joesley Batista outros crimes sejam citados.

    A forma com que isso será tratado entre esta noite e a manhã de sexta (19) pela imprensa deverá ser determinante para averiguar a eficácia do discurso do presidente. Reações de rua, se ultrapassarem os limites da esquerda militante, serão outro fator a avaliar.

    Temer ganha tempo. Diz que vai se defender no STF (Supremo Tribunal Federal), que abriu inquérito para averiguar sua conduta. Como se sabe, as coisas andam devagar no Supremo. Aliados de Temer afirmam que o governo irá fazer de tudo para tentar avançar votações importantes de reformas no Congresso enquanto o presidente vai sendo tostado em fogo médio pela corte suprema.

    Difícil é imaginar um Parlamento sob pressão total votar justamente pregos nos caixões eleitorais como são as reformas da Previdência e da legislação trabalhista. Para sorte do governo, ao menos o acerto com os Estados já havia passado antes da eclosão das gravações da JBS.

    A questão é: o país aguenta tal processo? A economia, que mal e mal tenta sair da recessão, funciona na base da expectativa. E o que Temer tem a oferecer? Pelo raciocínio palaciano, as reformas em tempo recorde. Conseguirá?

    Parece um jogo muito difícil de ser ganho, mas é o que está na praça.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024