• Poder

    Thursday, 02-May-2024 19:31:06 -03

    Lava Jato

    Eunício diz aguardar decisão do STF sobre afastamento de Aécio do Senado

    TALITA FERNANDES
    DE BRASÍLIA

    13/06/2017 11h06

    Andressa Anholete - 30.ago.2016/AFP
    (FILES) This file photo taken on August 30, 2016 shows opposition leader Senator Aecio Neves speaks during the senate impeachment trial of Brazilian suspended President Dilma Rousseff at the National Congress in Brasilia. Brazil's President Michel Temer reeled on May 18, 2017 from a report that he authorized payment of hush money to a jailed politician in a scandal threatening to plunge Latin America's biggest country into political meltdown. In another blow for the veteran leader of the center-right PMDB party, his key ally Senator Aecio Neves from the PSDB party was targeted by anti-graft police early Thursday. / AFP PHOTO / ANDRESSA ANHOLETE
    O senador Aécio Neves, afastado do cargo pelo STF

    O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) afirmou que aguarda uma nova manifestação do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre como a Casa deve cumprir a decisão da Justiça, de afastar Aécio Neves (MG) do mandato.

    Como a Folha publicou nesta segunda (12), o Senado tem ignorado a decisão do STF há mais de 20 dias. Embora não esteja frequentando as sessões, o nome do tucano consta no painel de votações e no site da instituição, na lista de parlamentares em exercício.

    Eunício, contudo, nega que tenha descumprido a medida. "Imediatamente eu determinei o cumprimento. A decisão do ministro [Edson] Fachin, de afastar [Aécio] foi liminarmente cumprida por essa presidência", disse, embora reconheça que cumprirá uma "decisão complementar" se receber novas informações da Justiça.

    O Senado tem se apoiado na argumentação de que não existe previsão regimental e nem na Constituição para afastamento de um parlamentar. O STF, contudo, entende diferente.

    Em nota enviada à Folha na segunda, o Tribunal disse que não há necessidade de informações complementares e que a assinatura de Eunício mostrando conhecimento da decisão de Fachin é suficiente para o cumprimento da decisão judicial.

    A Mesa Diretora do Senado se reúne nesta manhã para discutir a situação de Aécio. A Casa não respondeu a reportagem sobre se o tucano continua recebendo remuneração normalmente e se permanece com direito a benefícios.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024