• Poder

    Monday, 29-Apr-2024 22:31:53 -03

    Lava Jato

    Idealizador da Marcha para Jesus remove vídeo com Temer

    ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER
    DE SÃO PAULO

    13/06/2017 21h27

    Na época, parecia um apoio de peso: o presidente do Brasil convidando a todos para a Marcha para Jesus, que acontece em São Paulo nesta quinta-feira (15).

    Uma semana depois, Michel Temer virou o bode na sala. Assim que a crise desabou sobre o Palácio do Planalto, após a delação dos irmãos Joesley e Wesley Batista, o vídeo em que o peemedebista elogia a travessia evangélica sumiu do Instagram do apóstolo Estevam Hernandes –o fundador da Renascer em Cristo, igreja que criou a marcha 25 anos atrás.

    Na gravação, Temer descreve o maior evento evangélico do país como um "modelo de congregação de pessoas que confessam a mesma fé [...] e especialmente confiam no Brasil".

    Segundo a assessoria de imprensa da Renascer, o próprio apóstolo pediu para removê-la de sua rede social. "Ele tirou depois de todas as denúncias recentes, achou melhor tirar até que elas fossem apuradas."

    Reinaldo Canato/UOL/Folhapress
    Mulheres tiram selfie na concentração da 24ª edição da Marcha para Jesus, que percorrerá ruas do centro e da zona norte de SP
    Mulheres tiram selfie na Marcha para Jesus 2016, em SP

    No vídeo, o presidente aparece ao lado de Marcelo Aguiar (DEM-SP), deputado ligado à igreja e cantor gospel. As imagens foram postadas pelo apóstolo Hernandes e, no dia 11 de maio, republicadas na página de Facebook do bispo Carlinhos Hernandes, que não é seu parente (o sobrenome é uma homenagem, já que muitos pastores veem o líder da Renascer como "pai espiritual", explica a assessoria).

    A notícia de que Joesley gravara um áudio com Temer veio à tona seis dias depois, no dia 17 de maio.

    A filmagem não foi deletada da página de Carlinhos. Por lá, é acompanhada das hashtags #EuAcheiMeuRei (referência a Jesus Cristo e slogan da Marcha 2017) e #todalínguaconfessará.

    Na gravação, Temer diz confiar no êxito do evento, que define como "mais um momento de religiosidade e religação entre as pessoas".

    O deputado Aguiar disse à Folha que considera o teor da reportagem "tendencioso, errado e maldoso". O parlamentar também excluiu o vídeo de sua rede social (administrada por sua assessoria, segundo ele). Contou tê-lo feito antes do escândalo que atingiu o presidente.

    "Você pode não achar, mas eu acho [a notícia] irrelevante", afirmou o deputado, que disse ter feito a gravação durante café da manhã da bancada evangélica com Temer.

    Se o peemedebista foi banido do Instagram do apóstolo Hernandes, outras personalidades continuam dando as caras por lá. Quem também convida fiéis para a Marcha: os prefeitos João Doria (PSDB-SP) e Marcelo Crivella (PRB-RJ), o jogador Neymar, o técnico do Corinthians, Fábio Carille, o deputado Tiririca (PR-SP), os apresentadores Raul Gil e Sonia Abrão e o sambista Neguinho da Beija Flor.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024