• Poder

    Saturday, 20-Apr-2024 06:50:40 -03

    Lava Jato

    Condenação 'revela mais sobre Moro do que sobre Lula', diz Frei Betto

    ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER
    DE SÃO PAULO

    12/07/2017 16h31

    Alejandro Bolívar - 19.set.2015/Efe
    HAB-301. LA HABANA (CUBA), 19/09/2015. El teólogo brasileño de la liberación, Frei Betto, participa de rueda de prensa hoy, sábado 19 de septiembre de 2015, en la ciudad de la Habana. Betto comento hoy sobre la llegada del papa Francisco a La Habana, en la primera etapa del viaje más largo de su pontificado y que le llevará durante nueve días a Cuba y Estados Unidos. EFE/Alejandro Bolívar ORG XMIT: HAB301
    Frei Betto

    Ex-assessor especial do amigo Lula, 71, Frei Betto diz que a condenação do ex-presidente a 9 anos e 6 meses de prisão "revela mais quem é o juiz [Sergio] Moro do que quem é" o petista.

    Frade dominicano e escritor, ele vê perseguição de Moro contra o ex-presidente. Em maio, disse à Folha que o juiz "se empenha em tentar tirar Lula da vida política".

    Para Frei Betto, a pena (que só será cumprida caso a decisão seja confirmada por um tribunal de segunda instância) não debilita a esquerda. "Se assim fosse, Mandela, Fidel, Marighella, Apolônio de Carvalho, Vladimir Herzog e tantos outros não teriam entrado para a história."

    Ele não quis responder como o PT deve agir num eventual impedimento de Lula, tratado como candidato do partido à eleição presidencial de 2018. "Não raciocino sobre hipóteses. E só quem é do PT pode responder a essa pergunta."

    O ex-ministro petista Tarso Genro afirmou nesta segunda-feira (12) que a sigla deve manter a candidatura do ex-presidente ao Palácio do Planalto.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024