• Poder

    Thursday, 28-Mar-2024 22:25:28 -03

    Lava Jato

    Governo começa a entregar cargos por votos contra denúncia de Temer

    DANIEL CARVALHO
    DE BRASÍLIA

    19/07/2017 17h02

    Luiza Franco/Folhapress
    O presidente da CCJ, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), deu início à sessão que vai discutir a denúncia da Procuradoria-Geral da República segundo a qual o presidente Michel Temer cometeu crime de corrupção passiva no exercício do cargo.
    Sessão na CCJ que discutiu a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra Michel Temer

    O governo de Michel Temer começou nesta quarta-feira (19) a promover as primeiras trocas de cargos para garantir votos no plenário da Câmara contra a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República), segundo a qual o presidente cometeu crime de corrupção passiva no exercício do cargo.

    O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta traz uma exoneração para punir traição e, segundo a Folha apurou, três nomeações de indicados por apoiadores de Temer.

    Como o Painel informou, foi publicada a exoneração de Thiago Martins Milhim do cargo de diretor do departamento de administração da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

    Trata-se de uma punição à deputada Renata Abreu (Podemos-SP), que votou contra Temer na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, na semana passada.

    Em nota, o Podemos informou que tem "postura de independência", que o voto de Renata Abreu foi fruto de uma decisão da executiva do partido e que "não pauta seu apoio ou oposição condicionado a cargos, que, se indicados, são técnicos".

    Por outro lado, o PSC, partido de André Moura (SE), líder do governo no Congresso, foi agraciado com a nomeação de dois indicados para ocupar diretorias da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência): Matheus Belin e Antônio Ricardo de Oliveira Junqueira.

    Auxiliares de Michel Temer informaram que também foi nomeado um indicado do deputado Alberto Fraga (DEM-DF). Na enquete promovida pela Folha, ele consta como indeciso sobre como se manifestará em relação à denúncia contra Temer.

    Roberto Postiglione de Assis Ferreira Junior foi nomeado para o cargo de diretor de planejamento e avaliação da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste).

    SOB PRESSÃO

    A base aliada do governo vinha pressionando o Palácio do Planalto desde a semana passada, logo após a aprovação do parecer favorável a Temer, para que se começasse a distribuir os cargos dos traidores aos que se mantiveram fiéis.

    No início da semana, o entendimento do governo era que se deveria segurar as retaliações, na expectativa de virar votos para a decisão final.

    Em conversas reservadas, o peemedebista avaliou que, diante do momento delicado, o Palácio do Planalto deveria continuar negociando com os parlamentares governistas, mesmo com aqueles que votaram pelo prosseguimento da acusação na CCJ. Por isso, somente o Podemos foi punido até o momento.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024