• Poder

    Wednesday, 01-May-2024 17:29:39 -03

    Partido de Marina Silva quer estender Ficha Limpa a prefeituras

    JOELMIR TAVARES
    DE SÃO PAULO

    10/08/2017 02h00

    Alan Marques/Folhapress
    Brasilia, DF, Brasil 10.10.2016 Marina Silva da entrevista na sede da REDE sobre o resultado das eleicoes municipais e sobre a politica do governo Michel Temer Foto:Alan Marques/Folhapress cod 0619
    Marina Silva durante entrevista na sede da Rede, em Brasília, em outubro de 2016

    "Contra a dualidade do vermelho e do azul", a Rede iniciará uma série de campanhas com ênfase no discurso de fazer política na prática. A primeira meta é estender a prefeituras as regras da Lei da Ficha Limpa, que passariam a ser aplicadas na nomeação de cargos comissionados.

    "É algo que atende ao clamor por moralidade e ética", diz a ex-senadora Marina Silva, fundadora do partido, que lança a iniciativa nesta quinta-feira (10), em Brasília, ao lado do ex-juiz Márlon Reis.

    Filiado à sigla e pré-candidato ao governo do Tocantins, ele ganhou fama justamente ao liderar o projeto de iniciativa popular que levou o Congresso em 2010 a banir os "fichas sujas" das eleições.

    A bandeira faz parte de um projeto da Rede chamado Desafio Nacional. Na primeira mobilização, cidadãos serão chamados a pressionar vereadores e pedir que apresentem projetos de lei para proibir as administrações municipais de nomear pessoas que têm no currículo condenações judiciais por órgãos colegiados.

    O partido vai cobrar que os 181 vereadores da legenda façam o mesmo. Cidades como Santos (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Uberlândia (MG) já têm legislações assim.

    'DISCERNIMENTO'

    A ex-senadora ainda faz mistério sobre a eleição de 2018. "Estou em fase de discernimento, conversando com aliados, apoiadores, amigos e minha família", afirma.

    Segundo ela, o Desafio Nacional é uma maneira de incentivar a participação política para além da "polarização improdutiva" entre PSDB e PT, que levou o país à atual crise e contribuiu para afastar grande parte dos eleitores.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024